Ver o primeiro título de um clube tem algo especial, mas no caso do São Paulo teve um gostinho ainda melhor pela campanha desenvolvida e por uma final dramática que, mesmo com a vantagem por um gol do primeiro jogo, viu seu campeão ser constantemente questionado. Dito isso, algumas lições dessa edição devem ser absorvidas ou, pelo menos, servir de inspiração para o Flamengo.
Antes de tudo, saber que treinador que está ganhando não se mexe. Dorival Júnior fazia uma campanha espetacular no Flamengo em 2022, conquistando Copa do Brasil e Libertadores. Mesmo assim foi trocado por um técnico estrangeiro, algo que o deixou chateado e serviu de motivação para decolar na temporada do seu atual clube, o São Paulo. Não tinha enredo melhor do que essa final para inspirar o comandante, como ficou nítido na coletiva de imprensa pós-jogo.
https://www.terra.com.br/esportes/colunistas/fernanda-arantes/5-licoes-da-final-da-copa-do-brasil-2023-do-sao-paulo-para-o-flamengo,76b63a8562f48cb6ff89630a733630c37sg4k78e.html?utm_source=clipboard
terra