na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Jovem que perdeu pulmão se arrepende do uso de ‘pod’ e tenta recomeçar vida: ‘está congregando’
    Destaque

    Jovem que perdeu pulmão se arrepende do uso de ‘pod’ e tenta recomeçar vida: ‘está congregando’

    BarthimanBarthimannovembro 6, 2024
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Três meses depois, o jovem Paulo Henrique, de 22 anos, que perdeu parte do pulmão, tenta recomeçar a vida após finalizar tratamento. Ele perdeu parte do pulmão devido a uma pneumonia grave e um derrame pleural causados pelo uso de cigarro eletrônico.

    Segundo a mãe de Paulo, Débora Sampaio, o filho, atualmente, está bem melhor, mas vive uma vida completamente diferente. Ela conta que Paulo ainda enfrenta sequelas da doença, que persistirão por toda a vida.

    Devido às complicações, o jovem deverá acompanhar a situação médica por toda a vida. ‘Ele não pode pegar peso, não pode correr, ficou com uma série de limitação no dia a dia. Quando puder trabalhar, só poderá em serviço leve’, afirma Débora.

    Dois meses após alta, agora, o jovem tenta recomeçar a vida. Conforme a mãe, o filho se arrepende muito do uso de cigarros eletrônicos e mudou o estilo de vida. ‘Ele se arrepende muito, mas agora ele está tranquilo. Ele está congregando na Igreja Batista Imperial e está até tocando bateria’, conta.

    A mudança de vida veio após Paulo quase morrer devido ao uso de cigarros eletrônicos. Antes da doença, ele vivia uma vida normal. As complicações começaram a surgir após apenas quatro meses de uso do narguilé e do ‘pod’, um dos vários tipos de cigarros eletrônicos disponíveis no mercado.

    O jovem começou a apresentar sintomas como tosse intensa, ignorados de início. A preocupação veio só quando, durante uma crise de tosse, também veio sangue. Foi quando ele buscou ajuda médica.

    Os exames mostraram um quadro de pneumonia bacteriana severa e um derrame pleural. Os médicos identificaram que um de seus pulmões estava com três buracos, enquanto o outro havia necrosado.

    O jovem passou por três cirurgias para remover o tecido necrosado. Débora conta o impacto devastador do diagnóstico. ‘Parte do pulmão do meu filho esfarelou na mão da médica. Agora ele tem só um dos pulmões funcionando, mas comprometido. O direito ficou só um pedacinho’.

    Paulo ficou semanas internado no Hospital Regional de Campo Grande, em tratamento. No dia 11 de agosto ele recebeu alta, porém, continuou o tratamento em casa. Na época, ele precisava voltar semanalmente ao hospital para acompanhamento. Ele também sentia fortes dores.

    Dois meses após alta, atualmente ele está bem melhor, segundo a família, mas ainda enfrenta limitações. ‘Meu filho amava cantar, e de repente não conseguia mais. Faltava ar. O vape causou um estrago, e poderia ser muito pior’, diz Débora.

    Débora, que precisou pedir demissão para cuidar do filho, também teve a vida afetada. Na época, devido às dificuldades financeiras, a família precisou criar uma vaquinha para conseguir se manter.

    Hoje, ela conta que finalmente pôde voltar a trabalhar. ‘Eu comecei a trabalhar agora. Quando eu receber, vou mandar um dinheirinho para ele, para ajudar, porque ele ainda não pode trabalhar. Só em alguma coisa levinha’.

    Uso de ‘vape’ explode entre jovens e acende alerta

    Casos graves como o de Paulo não são isolados. A rápida popularização dos cigarros eletrônicos no Brasil preocupa médicos e autoridades de saúde, que alertam para os perigos ocultos nesses dispositivos.

    Ao contrário da promessa de serem alternativas ‘mais saudáveis’ ao cigarro, os vapes contêm concentrações elevadas de nicotina — até 57 vezes mais do que um cigarro comum. Além disso, metais como ferro e níquel, assim como outros produtos tóxicos, têm sido identificados nos líquidos utilizados, e estudos mostram que essas substâncias podem ser altamente cancerígenas.

    Segundo Vera Borges, pneumologista do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a rapidez com que os usuários de vape adoecem assusta. ‘Pessoas jovens com cinco anos de uso contínuo podem desenvolver DPOC [doença pulmonar obstrutiva crônica], uma doença extremamente limitante. Em um fumante comum, essa doença pode aparecer depois de trinta anos de uso’, afirma.

    A epidemia do uso de vape entre os jovens acendeu o alerta em órgãos de saúde. No Brasil, a comercialização de cigarros eletrônicos é proibida desde 2009. No entanto, a presença de influenciadores digitais que promovem o uso em redes sociais impulsiona a sua disseminação, tornando-os um item popular entre adolescentes e jovens adultos.

    Dados do Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) revelam que um em cada quatro jovens entre 18 e 24 anos utilizou ‘vape’ em 2023, e que cerca de 12% dos usuários são atraídos pela “moda”.

    A proposta de regulamentar o uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) tramita no Senado, mas enfrenta resistência. Oitenta entidades médicas, incluindo a Anvisa e o Ministério da Saúde, são contrárias à medida, argumentando que a liberação tornaria mais difícil o controle e combate dos riscos associados.

    Até o momento, faltam mapeamentos abrangentes do Ministério da Saúde para medir o impacto dos vapes, o que dificulta a criação de políticas eficazes de enfrentamento.

    TOP Mídia News/Felipe Dias

    destaque

    Leia também

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Mais uma competição de base organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul…

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026

    Carreta carregada com soja tomba perto do trevo da MS-480, em Batayporã

    setembro 26, 2026

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    setembro 26, 2026

    Cartório Eleitoral insere mídias e lacra urnas que serão utilizadas em Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu

    setembro 26, 2026

    Campanha Crédito Ideal disponibiliza crédito pessoal para realização de projetos

    setembro 26, 2026

    ‘Não estou arrependido, sou homem’: assassino de empresário é preso e frieza impressiona

    setembro 26, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo