Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Você dorme bem? Saiba identificar se o tempo e a qualidade do sono estão adequados
    Destaque

    Você dorme bem? Saiba identificar se o tempo e a qualidade do sono estão adequados

    BarthimanBarthimanmarço 12, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Esta é a edição da newsletter Cuide-se. Quer recebê-la no seu email? Inscreva-se abaixo:

    Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

    O sono é primordial para o bem-estar e a qualidade de vida. Sempre que falamos sobre prevenção de doenças, a recomendação está lá: durma bem. Mas o que caracteriza um sono bom? Basicamente, a combinação de dois fatores: a quantidade de horas adequada e a qualidade do descanso. Vamos entender melhor cada ponto. Você já deve ter ouvido que são necessárias oito horas de sono diárias para promover saúde. Não é sempre assim. Na verdade, cada indivíduo tem uma quantidade de horas de sono ideal, de acordo com Monica Andersen, diretora do Instituto do Sono e chefe da disciplina de biologia do sono na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

    Entenda: a maior parte da população mundial necessita de sete ou oito horas, mas há outros grupos, minorias, que se satisfazem com menos ou mais do que isso.

    Para esses grupos, estabelecer o objetivo de sete ou oito horas pode ser negativo. ‘Por isso, precisamos adequar o sono ao indivíduo. Caso contrário, vamos ter pessoas forçando para dormir mais ou, pior ainda, menos’, diz Andersen. Como descobrir o que é ideal para você? O despertador atrapalha a identificação, então usar o fim de semana, quando você não tem horário para acordar, pode ser um bom começo. Mas o ideal é usar as férias para estudar o seu ciclo sono-vigília, explica a diretora do Instituto do Sono. A recomendação é acompanhá-lo por 14 dias da seguinte maneira:

    ‘Esse período de 14 dias é o ideal para entendermos se nós somos mais matutinos ou vespertinos e quantas horas de sono nosso corpo exige’, comenta Andersen.

    Tá, mas e a qualidade? Os indicadores de um bom sono são três: 1. Latência de sono dentro do esperado É o tempo que a pessoa leva para dormir após deitar-se —o intervalo entre o ‘boa noite’ e o início propriamente dito. Isso, em geral, leva de 15 a 20 minutos, segundo Andersen. 2. Não fragmentar o sono Acordar muitas vezes durante a noite caracteriza um sono fragmentado. ‘Você pode até ir no banheiro, virar de lado da cama, beber um gole de água, mas é preciso um sono conslidado, não quebrado em várias partes’, diz a especialista. 3. Sentir-se disposto ao acordar O melhor termômetro é como você se sente ao despertar-se pela manhã. Seu sono foi reparador? Está com energia para enfrentar o dia? ‘O oposto disso é facilmente identificado. É abrir os olhos e sentir que falta energia para levantar, que você nem consegue raciocinar direito’, relata a pneumologista Danielle Clímaco, 2º vice coordenadora do conselho de administração da Academia Brasileira do Sono. Também é preciso diferenciar a preguiça do cansaço. ‘Ao acordar num dia de chuva ou frio, você tem vontade de ficar um pouco mais na cama. Isso é uma coisa. Outra é quando você sente que ainda tinha muito sono para dormir e o despertador tocou’, argumenta Andersen.

    O que fazer se você não cumpre os fatores acima, ou seja, não dorme bem? Comece fazendo ajustes na vigília, que é o tempo que passamos acordados no dia. A relação sono-vigília é bidirecional: dormir bem traz mais bem-estar para o período acordado, e o inverso também acontece —tudo que acontece na vigília interfere no sono (deixando ele mais ou menos agitado, por exemplo). É aí que entra o que chamamos de higiene do sono, que são ações feitas ao longo do dia e, principalmente, antes de dormir. ‘Nós somos como uma locomotiva, que é aquecida ao longo de todo o dia, com trabalho, estresse, estímulos. Ao chegar em casa, é preciso um ritual para reduzir essa velocidade, esfriar a locomotiva para permitir o sono’, exemplifica Clímaco. Veja algumas dicas das especialistas para sua rotina:

    Se mesmo com todas as mudanças, você ainda não conseguir dormir bem, o problema pode ser um pouco mais complexo. É por isso que, nas próximas edições, falaremos sobre os principais distúrbios do sono.

    Para aprofundar: o curso ‘Ciência do Sono’ conta com nove aulas de Monica Andersen na CasaFolha, plataforma do jornal com cursos exclusivos. Ele está disponível em casafolhasp.com.br.

    Notícias sobre saúde e bem-estar

    Acima do peso. Até 2050, cerca de um terço das crianças e adolescentes terão obesidade ou sobrepeso, segundo artigos publicados na Lancet. Entre adultos, 60% da população com mais de 25 anos estará com o peso acima do ideal. Mpox no Brasil. São Paulo registrou o primeiro caso da cepa Clado Ib do vírus no país. A paciente é uma mulher de 29 anos que teve início dos sintomas em 16 de fevereiro. Ela está internada e apresenta boa evolução do quadro. Sarampo nos EUA. Um surto da doença que se espalha pelo sudoeste do país matou duas pessoas e infectou mais de 200. Nenhuma das duas vítimas era vacinada —a desinformação sobre imunização dificulta o controle.

    destaque

    Leia também

    Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

    setembro 17, 2026

    Nova Andradina reúne profissionais para discutir inovação e tecnologia na construção civil

    setembro 17, 2026

    Milho bate recorde, algodão avança e mandioca coloca MS entre maiores do país

    setembro 17, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

    setembro 17, 2026

    O número de professores do ensino médio com até 24 anos caiu 31,1% entre 2015…

    Nova Andradina reúne profissionais para discutir inovação e tecnologia na construção civil

    setembro 17, 2026

    Milho bate recorde, algodão avança e mandioca coloca MS entre maiores do país

    setembro 17, 2026

    PF investiga 2 anos de desvios de encomendas dos Correios em MS

    setembro 17, 2026

    Criança é atacada por abelhas e motociclista leva mais de 40 picadas ao tentar salvá-la

    setembro 17, 2026

    Carro de mãe e filho executados é encontrado com 6,2 kg de crack

    setembro 17, 2026

    Falsa amiga entregava segredos da colega a grupo que a chantageava na internet

    setembro 17, 2026

    MS é 5º na produção de soja do Brasil e Maracaju retoma liderança estadual

    setembro 17, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo