na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Vander defende fortalecimento da validação de diplomas dentro do Mercosul
    Destaque

    Vander defende fortalecimento da validação de diplomas dentro do Mercosul

    BarthimanBarthimanabril 2, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Nesta terça-feira (25), o deputado federal Vander Loubet teve audiência no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com o objetivo de construir um caminho que permita ampliar e facilitar a validação de diplomas universitários entre os países que compõem o Mercosul (Mercado Comum do Sul).

    O deputado pantaneiro se reuniu com Leonardo Barchini (secretário-executivo), Léo de Brito (assessor especial) e Marta Abramo (secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior).

    Um dos focos discutidos por Vander no MEC foi o diploma dos médicos formados fora do Brasil, especialmente no Paraguai. De acordo com dados levantados pelo parlamentar, dos 45 mil estudantes de Medicina do Paraguai, 35 mil são brasileiros.

    “Esses brasileiros e brasileiras, após se formarem, acabam enfrentando muita dificuldade para exercer a profissão aqui no Brasil, o que seria importante para reduzir o déficit de médicos, especialmente em cidades distantes e regiões periféricas das cidades”, pontuou Vander. “É preciso encontrar um caminho que desburocratize esse processo”, completou.

    Durante a audiência, os dirigentes do Ministério da Educação apontaram ao deputado que o melhor caminho para essa desburocratização passa pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul), que é um mecanismo permanente do Setor Educacional do Mercosul com o objetivo de dar garantia pública dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos dos cursos. Os países participantes são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

    Diante da informação, o deputado Vander, que é membro da representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), destacou que trabalhará junto à representação para que os investimentos no Arcu-Sul sejam fortalecidos, a fim de ampliar a capacidade do Sistema para atender a demanda de acreditação dos cursos de graduação.

    destaque

    Leia também

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Mais uma competição de base organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul…

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026

    Carreta carregada com soja tomba perto do trevo da MS-480, em Batayporã

    setembro 26, 2026

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    setembro 26, 2026

    Cartório Eleitoral insere mídias e lacra urnas que serão utilizadas em Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu

    setembro 26, 2026

    Campanha Crédito Ideal disponibiliza crédito pessoal para realização de projetos

    setembro 26, 2026

    ‘Não estou arrependido, sou homem’: assassino de empresário é preso e frieza impressiona

    setembro 26, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo