na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Líder do PL dá ultimato a Motta para pautar urgência da anistia
    Destaque

    Líder do PL dá ultimato a Motta para pautar urgência da anistia

    BarthimanBarthimanabril 24, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), deu um ultimato ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para pautar a urgência no projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.

    Durante a comunicação dos líderes na plenária de 4ª feira (23.abr.2025), Cavalcante dirigiu-se a Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que presidia interinamente a sessão, e pediu que ele transmitisse uma mensagem a Motta, exigindo a inclusão do requerimento da urgência na pauta do colégio de líderes desta 5ª feira (24.abr).

    O líder da bancada do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse: “Se amanhã [5ª feira (24.abr)] esse requerimento não for incluído na pauta do colégio de líderes, nós, do PL, estamos entendendo que é um gesto do presidente Hugo Motta para com o PL’. Esse, segundo Cavalcante, representaria a “antipolítica’, o “desrespeito político’ e a “falta de consideração’ com o partido que foi um dos primeiros aliados de Motta.

    Sóstenes Cavalcante, articulador do projeto de lei da anistia, declarou que “tudo na política tem limite’.

    “O presidente Hugo Motta pediu que os líderes não assinassem [o pedido de urgência do projeto], eu respeitei. Ele pediu um tempo, nós demos o tempo. O tempo agora acabou’, disse Cavalcante.

    Em 14 de abril, Cavalcante protocolou o pedido de urgência para votar o projeto de lei da anistia. Conseguiu 264 assinaturas. Na manhã de 4ª feira (23.abr), Hugo Motta havia afirmado que o projeto de isenção do IR (Imposto de Renda) a quem recebe até R$ 5.000 tem prioridade na Casa em relação à proposta de anistia.

    O presidente da Casa disse que a Câmara não precisa, “diante do cenário de crise na política internacional, criar mais crise institucional no Brasil’. Motta afirmou que está em diálogo com líderes partidários sobre o assunto.

    Na noite de 4ª feira (23.abr), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com Motta e líderes partidários em um jantar na residência oficial do líder da Câmara. A expectativa inicial era discutir o PL da anistia, mas o tema acabou ficando em 2º plano.

    Durante o encontro, Lula afirmou ser contrário à concessão de perdão a pessoas que “nem foram condenadas’. Cavalcante não participou do jantar.

    Leia a íntegra do discurso de Sóstenes Cavalcante:

    “Eu quero pedir à Vossa Excelência [deputado Elmar Nascimento] que transmita uma mensagem que quero agora dar ao presidente Hugo Motta. Nós do PL, essa aguerrida bancada que está aqui entrincheirada, fomos os primeiros aliados na eleição do presidente Motta quando, inclusive, Vossa Excelência, que é presidente em exercício, era também um pré-candidato a presidente. Pessoalmente, não preciso lhe dizer da simpatia que tinha à sua candidatura, e fiz isso público à época. Só que, por conveniências da Casa, por lealdade ao nosso presidente anterior, Arthur Lira, nós, do PL, fomos os primeiros aliados do presidente Hugo Motta. E temos muito orgulho de dizer isso, não temos vergonha.

    “Agora, o presidente Hugo Motta, até agora, tem agradado o governo, e é papel dele agradar, porque ele também teve apoio do governo. Hoje, esta urgência não estava nem na pauta. Nós estamos permitindo que vote, porque nós não somos intransigentes nem com o governo, nós somos oposição, e muito menos com o presidente Hugo Motta. Mas tudo na política, presidente Elmar, tem limite. E o que eu gostaria que Vossa Excelência transmitisse ao presidente Hugo Motta essa minha mensagem dizendo a ele que nós do PL, no dia de hoje, estamos estabelecendo um limite na nossa relação política.

    “Amanhã, é o dia da reunião do Colégio de Líderes. A maioria dos liderados e presididos pelo presidente Hugo Motta assinou a necessidade da urgência do PL da anistia. O PL da anistia é um PL humanitário. E o nosso limite, do PL, está estabelecido nessa minha fala aqui hoje. Se amanhã esse requerimento não for incluído na pauta do colégio de líderes, nós do PL, estamos entendendo que é um gesto do presidente Hugo Motta para com o PL da antipolítica, do desrespeito político e da falta de consideração com quem foram seus primeiros aliados.

    “Presidente Elmar, tudo na política tem limite. Tudo. O presidente Hugo Motta pediu que os líderes não assinassem, eu respeitei. Ele pediu um tempo, nós demos o tempo. O tempo agora acabou. Amanhã, ou ele pauta junto com os líderes a urgência da anistia ou o limite do PL com ele chegou no nosso limite. Muito obrigado.’

    destaque

    Leia também

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Mais uma competição de base organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul…

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026

    Carreta carregada com soja tomba perto do trevo da MS-480, em Batayporã

    setembro 26, 2026

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    setembro 26, 2026

    Cartório Eleitoral insere mídias e lacra urnas que serão utilizadas em Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu

    setembro 26, 2026

    Campanha Crédito Ideal disponibiliza crédito pessoal para realização de projetos

    setembro 26, 2026

    ‘Não estou arrependido, sou homem’: assassino de empresário é preso e frieza impressiona

    setembro 26, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo