na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Fiscalização de Isa Marcondes contra médicos é ‘tragédia anunciada’, diz sindicato
    Destaque

    Fiscalização de Isa Marcondes contra médicos é ‘tragédia anunciada’, diz sindicato

    BarthimanBarthimanjulho 5, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sindmed/MS) afirmou que as chamadas fiscalizações promovidas pela vereadora Isa Marcondes (Republicanos) nas unidades de saúde estão se tornando insustentáveis e colocam a categoria em risco no município de Dourados.

    O presidente do Sindicato dos Médicos, Marcelo Santana Silveira, classificou a exposição dos profissionais, desde o período da campanha eleitoral, como “sensacionalismo barato”, que não chega ao cerne da questão.

    Em conversa com a reportagem do Correio do Estado, Marcelo Santana afirmou que a vereadora tenta atribuir aos profissionais da rede pública a responsabilidade pela situação da saúde no município.

    “Ela faz essas fiscalizações e a gente percebe que ela coloca em rede social e expõe, onde ela tem um número significativo de seguidores, e a gente não vê ações concretas da parte dela [para sanar o problema]. Parece mais com uma intenção de autopromoção, gerando desinformação e situações em que ela coloca o profissional como responsável por toda a situação de saúde que o município enfrenta”, destacou o presidente do Sindmed.

    À frente do sindicato e recebendo diversas denúncias, o médico relata que acompanha a situação com cautela, já que as publicações podem eventualmente inflamar a população contra os profissionais.

    “A maior parte dos profissionais de saúde, no caso dos médicos, está exercendo sua atividade de forma digna, trabalhando pela saúde. São a linha de frente nesse atendimento. E esses profissionais, a gente está vendo não só no estado, mas no Brasil inteiro, vêm enfrentando um aumento da violência”, afirmou.

    Segundo o presidente, um estudo apresentado pelo Conselho Federal de Medicina apontou que, nos últimos dez anos, cerca de 40 mil boletins de ocorrência foram registrados por médicos por diversos tipos de violência.

    “No estado, foram em torno de 200 boletins de ocorrência no ano passado. Então, a gente está entrando em uma situação em que temos uma saúde pública muito deficitária, e isso, obviamente, gera na população, que tem carência de assistência de qualidade, uma insatisfação total com o serviço”, declarou.

    A falta de insumos, remédios e estrutura, conforme destacou o presidente do sindicato, acaba afetando diretamente os médicos na ponta do atendimento. Ele entende que a forma como a vereadora Isa Marcondes publica seu material termina por atribuir aos profissionais a culpa pelas falhas do sistema.

    Repercussão

    Na noite da última quinta-feira (3), a vereadora entrou em um embate com um médico, e a situação terminou na delegacia. Um episódio que, conforme pontuou Marcelo Santana, está tornando o trabalho da categoria “insustentável”.

    “Os profissionais estão indo trabalhar com medo. Eles estão denunciando para a gente toda essa situação que vem ocorrendo lá. Essa exposição denigre o profissional e está gerando um estopim, um barril de pólvora. E ontem, dentro desse vídeo, o profissional, já cansado e que inclusive já havia denunciado que ela o estava expondo nas redes sociais, chegou à situação que chegou”, relatou.

    Mas onde estava o médico?

    O levantamento realizado pelo Sindmed em relação às reclamações sobre supostas faltas na unidade de saúde – com relação ao médico que discutiu com a vereadora – demonstrou que, em uma das ocasiões, o médico estava realizando visitas domiciliares e, em outra, participando de um curso.

    “Tanto visitas domiciliares como cursos estão previstos dentro das atribuições dos profissionais do SUS. E esse profissional, obviamente, questionou esse tipo de exposição que ela estava fazendo dele, e começou essa confusão que, pelo desfecho, parece que levou ambos à delegacia, com ela dando voz de prisão ao profissional”, explicou Santana.

    Desfecho

    Diante do ocorrido, o Sindmed informou que denunciou o caso ao Ministério Público, por mais de uma vez e, em outra ocasião esteve reunido com o Conselho Municipal de Saúde de Dourados.

    “Esse tipo de ação midiática, que acho que é a grande questão, não visa melhorar as condições de saúde da população. Um vereador sério tem que cobrar a administração pública municipal também em relação ao que falta nas unidades”, afirmou.

    Entretanto, o sindicato acredita que o intuito das publicações tem sido o aumento do número de seguidores nas redes sociais, em que aparece apenas a visão da vereadora, sem direito de resposta aos profissionais.

    O órgão pontuou que não é contrário às fiscalizações, desde que sejam feitas de maneira ética e sem “sensacionalismo barato visando autopromoção”, em ações que podem colocar a vida de profissionais em risco.

    “O que a gente cobra realmente dela é que tenha propostas concretas para a melhoria da saúde da população. Isso aí não tem nada de concreto. São só exposições vagas, em que a gente vê profissionais da saúde,  que são servidores públicos, sendo expostos de forma injusta”, finalizou o presidente.

    Correio do Estado

    destaque

    Leia também

    Você dorme, mas seu coração descansa? Sono ruim pode cobrar preço alto

    setembro 24, 2026

    Zema e Caiado miram Lula e Flávio em debate: ‘É como apostar no tigrinho’

    setembro 24, 2026

    Antes mesmo de uma rua existir, a IA pode ajudar a prever onde surgirão futuros engarrafamentos

    setembro 24, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Você dorme, mas seu coração descansa? Sono ruim pode cobrar preço alto

    setembro 24, 2026

    Dormir mal não é prejudicial apenas para o cérebro, mas também para o coração. Uma…

    Zema e Caiado miram Lula e Flávio em debate: ‘É como apostar no tigrinho’

    setembro 24, 2026

    Antes mesmo de uma rua existir, a IA pode ajudar a prever onde surgirão futuros engarrafamentos

    setembro 24, 2026

    Preço futuro do açúcar avança em NY com ritmo lento da colheita no Brasil

    setembro 24, 2026

    EUA reduzem cota de importação de açúcar bruto do Brasil

    setembro 24, 2026

    Mercado ilegal de cigarro eletrônico ‘tira’ R$ 244 milhões de MS

    setembro 24, 2026

    Delegado é preso e policiais são alvos de operação em Campo Grande

    setembro 24, 2026

    Gado abandonado expõe fraude na carne sustentável do Pantanal

    setembro 24, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo