Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Indonésia habilita 14 novos frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina
    Destaque

    Indonésia habilita 14 novos frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina

    BarthimanBarthimanjaneiro 30, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O Brasil deu mais um passo importante na consolidação de sua presença no mercado internacional de carne bovina. A Indonésia autorizou a habilitação de 14 novos frigoríficos brasileiros para exportação, ampliando de forma significativa o número de plantas aptas a atender um dos maiores mercados consumidores da Ásia. A decisão reforça a estratégia brasileira de diversificação de destinos e ganha ainda mais relevância em um momento de ajustes no comércio global da proteína animal.

    A informação foi confirmada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, durante a participação da delegação brasileira na Gulfood, uma das maiores feiras internacionais de alimentos e bebidas do mundo, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos . Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp

    Com as novas autorizações, o Brasil passa a contar com 52 plantas frigoríficas habilitadas a exportar carne bovina para a Indonésia, país que ocupa a quarta posição no ranking de população mundial, com cerca de 287 milhões de habitantes, e apresenta consumo crescente de proteína animal. Lista das novas plantas habilitadas para exportação de carne bovina

    Entre os frigoríficos que receberam aval sanitário das autoridades indonésias estão unidades localizadas em importantes polos da pecuária nacional. A lista inclui plantas da JBS em Andradina (SP), Anastácio (MS) e Campo Grande (MS); além de Cooperfrigu (TO), Distriboi (RO), Fisacre (AC), Fribal (MA), Frigol (PA), Frigorífico Pantanal (MT), Mercúrio (PA), Minerva (SP), Primafoods (MG) e Zancheta (SP). A diversidade geográfica evidencia a capilaridade da indústria brasileira e a capacidade de atender diferentes mercados com escala e sanidade. Mercado indonésio ganha peso estratégico

    A ampliação do acesso ao mercado indonésio ocorre poucos meses após 17 indústrias brasileiras já terem sido habilitadas, em setembro do ano passado. Para o governo e para o setor produtivo, trata-se de um movimento estratégico. A Indonésia é vista hoje como um mercado tão relevante quanto a China, tanto pelo tamanho da população quanto pelo potencial de crescimento do consumo per capita.

    Segundo o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, a abertura de mercado é resultado direto de articulações diplomáticas e comerciais intensificadas ao longo de 2025, incluindo missão presidencial ao país asiático. O objetivo, segundo ele, é garantir previsibilidade e ampliar as alternativas de destino para a carne brasileira, reduzindo a dependência de poucos compradores. Exportações de carne bovina em alta e abastecimento interno garantido

    Apesar das preocupações recorrentes de parte dos consumidores sobre o impacto das exportações nos preços internos, os dados do setor indicam um cenário diferente. O consumo doméstico segue em crescimento ao mesmo tempo em que as vendas externas batem recordes.

    De acordo com números da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), o Brasil exportou 3,15 milhões de toneladas de carne bovina entre janeiro e novembro, volume 18,3% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. A receita alcançou US$ 16,18 bilhões, com avanço expressivo de 37,5% no faturamento.

    Especialistas do setor reforçam que o déficit global de carne bovina é estrutural e que os ganhos de produtividade da pecuária brasileira, impulsionados por tecnologia, genética e manejo, permitem atender simultaneamente o mercado interno e o externo, gerando valor ao longo de toda a cadeia produtiva. Diversificação ganha força diante das cotas da China

    A habilitação de novos frigoríficos para a Indonésia ocorre em um contexto de maior cautela no comércio com a China. O país asiático estabeleceu cotas de importação de 1,1 milhão de toneladas, com tarifas de até 55% sobre volumes excedentes, medida válida até 2028. Diante disso, entidades do setor, como a Abiec, têm intensificado o diálogo com o governo para mitigar os impactos e acelerar a abertura de novos mercados. Perspectivas positivas para 2026

    Para o Mapa, o cenário para a carne bovina brasileira segue promissor. Desde 2023, o Brasil abriu 27 novos mercados, sendo 11 apenas no último ano. Para 2026, estão no radar negociações com a Coreia do Sul e a expectativa de auditoria do sistema brasileiro de inspeção pelo Japão, o que pode representar um novo salto nas exportações.

    A entrada de mais frigoríficos no mercado indonésio, portanto, não é um movimento isolado, mas parte de uma estratégia contínua de expansão internacional. Em um ambiente global cada vez mais competitivo, o Brasil reforça sua posição como um dos principais fornecedores de carne bovina do mundo, combinando escala produtiva, sanidade e capacidade de adaptação às exigências dos mercados consumidores.

    Escrito por Compre Rural Notícias

    destaque

    Leia também

    Dione cresce em nova pesquisa e destaca força da mobilização no Vale do Ivinhema

    setembro 21, 2026

    Dione Hashioka e Roberto Hashioka são da nossa terra.

    setembro 21, 2026

    Ciclista morre após ser atingida por caminhão boiadeiro em cruzamento de Nova Andradina

    setembro 21, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Dione cresce em nova pesquisa e destaca força da mobilização no Vale do Ivinhema

    setembro 21, 2026

    Candidata aparece com 0,70% na pesquisa espontânea do Instituto Ranking Brasil Inteligência e afirma que…

    Dione Hashioka e Roberto Hashioka são da nossa terra.

    setembro 21, 2026

    Ciclista morre após ser atingida por caminhão boiadeiro em cruzamento de Nova Andradina

    setembro 21, 2026

    PMMS alerta para golpe de falsos concursos.

    setembro 21, 2026

    Pix responde por mais de 98% de transações de empresas, diz estudo.

    setembro 21, 2026

    Motorista de Pampa morre após colisão com Fiat Toro na BR-262, em Ribas do Rio Pardo.

    setembro 21, 2026

    Pantanal e União ABC começam decisão do Estadual Sub-15 com empate.

    setembro 21, 2026

    Líder Flamengo vence Bragantino. Mas com sustos

    setembro 21, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo