Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Internacionais»Rússia: envio de caças F-16 à Ucrânia provocará “escalada do conflito”
    Internacionais

    Rússia: envio de caças F-16 à Ucrânia provocará “escalada do conflito”

    FernandoFernandoagosto 21, 2023
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A Rússia condenou nesta segunda-feira (21) a decisão dos Países Baixos e da Dinamarca de enviar caças F-16 para a Ucrânia, advertindo que a medida vai provocar ‘uma escalada do conflito’. O ministro russo dos Negócios Estrangeiros vê o envio de F-16 para Kiev como ameaça nuclear.

    “O fato de a Dinamarca ter decidido agora doar 19 aeronaves F-16 para a Ucrânia leva a uma escalada do conflito’, disse o embaixador russo Vladimir Barbin em comunicado citado pela agência de notícias Ritzau.

    ‘Ao esconder-se atrás de uma premissa de que a própria Ucrânia deve determinar as condições para a paz, a Dinamarca procura, com suas ações e palavras, deixar a Ucrânia sem outra escolha a não ser continuar o confronto militar com a Rússia’, acrescentou.

    A Rússia reage assim ao anúncio feito nesse domingo (20) pelos Países Baixos e a Dinamarca sobre o envio de caças F-16 para a Ucrânia – há muito esperado pelo presidente ucraniano.

    O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, também alertou que Moscou considera o envio de F-16 para a Ucrânia uma ameaça nuclear, uma vez que essas aeronaves têm capacidade para transportar armas atômicas.

    Diante do receio de uma escalada do conflito, o ministro da Defesa da Dinamarca esclareceu que a Ucrânia só poderá utilizar os F-16 dentro do seu próprio território.

    ‘Doamos armas com a condição de que sejam usadas para expulsar o inimigo do território da Ucrânia. E não mais do que isso’, disse Ellemann-Jensen.

    ‘Essas são as condições, sejam tanques, aviões de combate ou qualquer outra coisa’, acrescentou.

    Os Países Baixos e a Dinamarca esclareceram também que a transferência das aeronaves só será feita quando determinadas condições forem cumpridas, em particular o treino dos pilotos e engenheiros e a criação de infraestruturas na Ucrânia para estses aviões.

    A formação, dada por uma coligação de 11 países, deverá começar este mês e as autoridades estimam que os pilotos ucranianos estejam prontos a pilotar os aviões F-16 no início de 2024.

    Apesar disso, o presidente ucraniano, que está agora na Dinamarca depois de uma visita aos Países Baixos nesse domingo, destacou o acordo “histórico’, afirmando que as aeronaves ajudarão a fortalecer a contraofensiva ucraniana e a proteger o povo ucraniano do “terror russo’.

    “Os F-16 inspirarão darão nova confiança e motivação para os combatentes e cidadãos comuns. Eles produzirão novos resultados para a Ucrânia e o resto da Europa’, escreveu o presidente Volodymyr Zelensky na rede social X, anteriormente conhecida por Twitter.

    A Dinamarca anunciou que irá enviar 19 jatos no total, os seis primeiros até o fim do ano. Mais oito serão enviados em 2024 e cinco em 2025. Os Países Baixos, por sua vez, têm 42 F-16 disponíveis, mas ainda não decidiu se serão todos transferidos para Kiev.

    Zelensky adiantou, porém, nas redes socias que serão 42 os aviões enviados para a Ucrânia.

    O anúncio dos Países Baixos e da Dinamarca ocorre dois dias depois de os Estados Unidos terem aprovado igualmente o envio de caças F-16 para a Ucrânia. Washington também alertou que a luz verde não significa a entrega imediata dos aviões, diante da necessidade de formação de pilotos ucranianos.

    *É proibida a reprodução deste conteúd

    Leia também

    EUA consideram novas sanções contra Alexandre de Moraes, diz jornal.

    agosto 17, 2026

    Peru comemora Dia da Independência com posse de Keiko Fujimori

    julho 29, 2026

    EUA anunciam tarifa de 12,5% contra o Brasil por trabalho forçado

    julho 24, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

    setembro 17, 2026

    O número de professores do ensino médio com até 24 anos caiu 31,1% entre 2015…

    Nova Andradina reúne profissionais para discutir inovação e tecnologia na construção civil

    setembro 17, 2026

    Milho bate recorde, algodão avança e mandioca coloca MS entre maiores do país

    setembro 17, 2026

    PF investiga 2 anos de desvios de encomendas dos Correios em MS

    setembro 17, 2026

    Criança é atacada por abelhas e motociclista leva mais de 40 picadas ao tentar salvá-la

    setembro 17, 2026

    Carro de mãe e filho executados é encontrado com 6,2 kg de crack

    setembro 17, 2026

    Falsa amiga entregava segredos da colega a grupo que a chantageava na internet

    setembro 17, 2026

    MS é 5º na produção de soja do Brasil e Maracaju retoma liderança estadual

    setembro 17, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo