na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Agricultura regenerativa de MS é apresentada na Alemanha como modelo sustentável
    Destaque

    Agricultura regenerativa de MS é apresentada na Alemanha como modelo sustentável

    BarthimanBarthimanfevereiro 19, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A agricultura regenerativa desenvolvida em Mato Grosso do Sul foi apresentada na Alemanha como exemplo de modelo produtivo capaz de aliar sustentabilidade e viabilidade econômica. O sistema foi detalhado pelo vice-presidente da Aprosoja/MS, Andre Dobashi, durante encontro internacional promovido pela Bayer.

    O evento reuniu três produtores convidados a expor modelos consolidados de produção agrícola: um representante da União Europeia, um dos Estados Unidos e Andre Dobashi, representando a América do Sul. O objetivo foi compreender como diferentes regiões estruturam seus sistemas produtivos diante dos desafios globais, buscando caminhos para conciliar produtividade, gestão e sustentabilidade em larga escala.

    Segundo o vice-presidente da Aprosoja de Mato Grosso do Sul, o modelo norte-americano destacou-se pela eficiência operacional, gestão comercial estruturada, agricultura digital e uso consolidado da biotecnologia. Já o europeu apresentou forte organização produtiva, capacidade de coordenação de múltiplos núcleos agrícolas e ênfase na gestão de pessoas.

    Ao representar a agricultura tropical brasileira, Dobashi apresentou uma abordagem baseada na transformação de áreas degradadas em sistemas regenerativos altamente produtivos, integrando biotecnologia, manejo técnico e captura de carbono no solo.

    O projeto apresentado envolveu a recuperação do solo, a intensificação da pecuária e a posterior conversão para agricultura, com rotação entre lavoura e pecuária. “Eu peguei uma área de pasto degradada, transformei em pasto de alta produção, depois converti para agricultura e comecei a rotação entre lavoura e pecuária’, relatou.

    De acordo com ele, o uso da biotecnologia possibilitou maior acúmulo de biomassa, incremento da matéria orgânica e manejo mais preciso do complexo de pragas, doenças e plantas daninhas. “No meu caso, foi um exemplo de agricultura regenerativa tropical fundamentada em biotecnologia e no sequestro de carbono’, afirmou.

    Dobashi destacou ainda que o sistema promove a preservação do solo e da água, favorece a biodiversidade e amplia a eficiência no uso de insumos, demonstrando que sustentabilidade ambiental e rentabilidade podem caminhar juntas. “É uma tecnologia que está à disposição do produtor. A biotecnologia promove uso racional de defensivos e sustentabilidade não só ambiental, mas também financeira’, pontuou.

    Para o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, a participação de Dobashi no encontro evidencia o protagonismo técnico do produtor sul-mato-grossense no cenário internacional.

    Ele ressaltou que práticas hoje associadas ao conceito de agricultura regenerativa já fazem parte do sistema produtivo tropical há décadas, como o plantio direto na palha, a rotação de culturas e o manejo integrado.

    “O produtor de Mato Grosso do Sul sempre esteve na vanguarda da adoção de tecnologia. O que hoje o mundo chama de agricultura regenerativa faz parte da nossa realidade há muitos anos, com plantio direto, rotação de culturas e manejo responsável’, afirmou Michelc.

    Segundo ele, o reconhecimento internacional reforça o modelo tropical como alternativa concreta diante dos desafios globais. “Produzir em escala, preservar recursos naturais e manter rentabilidade não são objetivos incompatíveis. O produtor brasileiro mostra diariamente que é possível conciliar eficiência produtiva com responsabilidade ambiental’, concluiu.

    destaque

    Leia também

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Mais uma competição de base organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul…

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026

    Carreta carregada com soja tomba perto do trevo da MS-480, em Batayporã

    setembro 26, 2026

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    setembro 26, 2026

    Cartório Eleitoral insere mídias e lacra urnas que serão utilizadas em Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu

    setembro 26, 2026

    Campanha Crédito Ideal disponibiliza crédito pessoal para realização de projetos

    setembro 26, 2026

    ‘Não estou arrependido, sou homem’: assassino de empresário é preso e frieza impressiona

    setembro 26, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo