728X90-OUTUBRO-PRATEADO
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Ministérios repudiam ato de machismo contra árbitra no Brasileirão.
    Destaque

    Ministérios repudiam ato de machismo contra árbitra no Brasileirão.

    BarthimanBarthimanfevereiro 23, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Os Ministérios das Mulheres e do Esporte disseram repudiar com veemência as declarações do zagueiro Gustavo Marques, do Red Bull Bragantino, e manifestaram solidariedade à árbitra Daiane Muniz, que apitou o jogo do time contra o São Paulo, nas quartas de final do Campeonato Paulista, no sábado (21).

    O Red Bull Bragantino perdeu por 2 a 1 na partida apitada por por Muniz. Após a partida, o zagueiro disse que uma mulher não deveria apitar um jogo envolvendo grandes times. Ele alegou que o Bragantino foi prejudicado pela arbitragem.

    “Muniz é uma árbitra FPF/CBF/FIFA altamente qualificada e um homem na mesma posição jamais seria desqualificado pelo fato de ser homem. Ainda que houvesse discordância sobre sua atuação, sua competência não seria questionada por ser homem. Esse é o ponto central que precisa ser enfrentado”, diz a nota conjunta.

    Os ministérios destacam ainda que o respeito às mulheres é inegociável e que mulheres devem estar onde quiserem: no campo, na arbitragem, na gestão, na imprensa ou em qualquer outro espaço. Ser mulher não diminui competência, autoridade ou capacidade.

    “Seguiremos firmes na promoção da igualdade e no enfrentamento de qualquer forma de discriminação no esporte brasileiro. Vamos acompanhar atentamente os desdobramentos do caso na Justiça Desportiva, confiando na apuração dos fatos e na responsabilização cabível”, ressaltam as pastas.

    Nota da FPF
    A Federação Paulista de Futebol afirmou que recebeu a entrevista do atleta com profunda indignação e revolta e que a declaração em relação à árbitra Daiane Muniz reflete uma visão primitiva, machista, preconceituosa e misógina, incompatível com os valores que regem a sociedade e o futebol.

    “É absolutamente estarrecedor que um atleta, em qualquer circunstância, questione a capacidade de um árbitro com base em seu gênero. A FPF tem orgulho de contar em seu quadro com 36 árbitras e assistentes e continua trabalhando ativamente para que este número cresça”, diz a nota publicada no site da instituição.

    A FPF destaca que Daiane Muniz é uma árbitra FPF/CBF/FIFA “da mais alta qualidade técnica, correta e de caráter” e que reforça todo apoio a ela e a todas as mulheres que atuam ou desejam atuar em qualquer área do futebol.

    “Nosso trabalho diário é para garantir que o futebol seja um ambiente seguro e justo para todas as mulheres. A FPF encaminhará tais declarações à Justiça Desportiva, para que esta tome todas as providências cabíveis”.

    Pedido de desculpas
    Em sua manifestação no site do clube, o Red Bull Bragantino reforçou o pedido de desculpas a todas as mulheres e, principalmente, à árbitra, dizendo que não compactua e repudia a fala machista do zagueiro.

    “Ainda no estádio, o jogador e o diretor esportivo do clube, Diego Cerri, se dirigiram até o vestiário da arbitragem para pedir desculpas pessoalmente em nome da instituição e reconhecer o erro. Sabemos que o peso de uma eliminação é frustrante, mas nada justifica o que foi dito. Seja no futebol ou em qualquer meio da sociedade. O clube vai estudar nos próximos dias a punição que será aplicada ao atleta”.

    Em suas redes sociais Marques escreveu um pedido de desculpas e disse que estava com a cabeça quente e muito frustrado com resultado obtido pela equipe e acabou falando o que não deveria nem podia. O jogador disse estar muito triste, que espera sair desse episódio sendo uma pessoa melhor e promete aprender com esse erro.

    “Isso não justifica minha atitude e peço desculpas a todas as mulheres e em especial a Daiane, o que já fiz pessoalmente no estádio. Reconheço meu erro e a infelicidade da minha declaração”.

    FUTEBOL ESPORTE

    destaque

    Leia também

    Operação da Polícia Civil cumpre 16 mandados e termina com três mortos em confronto em Nova Andradina.

    outubro 15, 2026

    Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira (15) na região de Nova Andradina

    outubro 15, 2026

    Homem é preso por tráfico com mala recheada de maconha na Casa Verde

    outubro 15, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Operação da Polícia Civil cumpre 16 mandados e termina com três mortos em confronto em Nova Andradina.

    outubro 15, 2026

    Uma operação da Polícia Civil de Batayporã, realizada na manhã desta quinta-feira (15), mobiliza forças…

    Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira (15) na região de Nova Andradina

    outubro 15, 2026

    Homem é preso por tráfico com mala recheada de maconha na Casa Verde

    outubro 15, 2026

    Palmeiras bate Fluminense e sai na frente por vaga na final da Libertadores

    outubro 15, 2026

    Riedel e Azambuja mobilizam prefeitos para ampliar votação de Flávio em MS

    outubro 15, 2026

    Dupla pede informação e atira várias vezes contra homem em varanda

    outubro 15, 2026

    Chuvas dificultam início das lavouras de soja em MS, mas plantio segue adiantado

    outubro 15, 2026

    Reinaldo diz que ele, Tereza e Contar vão premiar com emendas os municípios onde Flávio tiver mais votos

    outubro 15, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo