banner_web_ALEMS
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Política»CPI do MST ouve ex-presidente do Incra e diretor da Suzano Papel e Celulose
    Política

    CPI do MST ouve ex-presidente do Incra e diretor da Suzano Papel e Celulose

    FernandoFernandoagosto 23, 2023
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Tarcísio Nascimento/MST-RJ A CPI investiga as invasões do MST

    A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ouve nesta quarta-feira (23) o ex-presidente do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Geraldo Melo Filho (2019 a 2022) e o diretor-executivo da Suzano Papel e Celulose, Luís Bueno.

    Os depoimentos foram pedidos pelos deputados Diego Garcia (Republicanos-PR) e Kim Kataguiri (União-SP).

    ‘O MST invadiu, no dia 27 de fevereiro de 2023, três fazendas de cultivo de eucalipto da empresa de papel e celulose Suzano, localizadas nos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas, no extremo sul da Bahia’, disse Kataguiri.

    O MST alegou que as invasões se deram em áreas improdutivas, mas o deputado afirma que ‘todas as fazendas são produtivas e fornecem matéria-prima para o desenvolvimento das atividades da empresa’.

    A audiência será realizada no plenário 6, às 14 horas.

    Depoimentos anteriores No início do mês, a CPI ouviu o líder da Frente Nacional de Luta no Campo e Cidade, José Rainha Júnior. Convocado como testemunha, ele foi ameaçado de prisão por causa de contradições em suas respostas.

    Já o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, disse aos integrantes da CPI que as invasões realizadas em fevereiro deste ano em 19 propriedades rurais no Pontal do Paranapanema (SP), durante o chamado Carnaval Vermelho, estariam vinculadas a partidos de esquerda.

    Em junho, o ex-presidente do Incra Francisco Graziano Neto defendeu a suspensão do programa de reforma agrária até que se regularize a situação dos assentamentos atuais. No mesmo dia, o professor aposentado e pesquisador sênior voluntário da UnB José Geraldo de Souza Junior defendeu a reforma agrária como processo fundamental de democratização da sociedade brasileira.

    A CPI já ouviu também o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Ele disse aos deputados que o governo Lula vai retomar a demarcação de terras para assentamentos da reforma agrária.

    O relator, no entanto, afirmou que esses planos poderão ser frustrados por falta de dinheiro.

    Semana passada a comissão ouviu representantes da segurança pública baiana.

    O último depoimento da comissão foi o do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Ele foi confrontado pelo relator Ricardo Salles sobre sua posição em relação à invasão de terras. Embora tenha dito que é contra, Fávaro defendeu o direito à manifestação quando feita dentro da lei e da ordem.

    A comissão A CPI, instalada em maio, investiga as invasões do MST. O colegiado é presidido pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) e tem 120 dias para concluir os trabalhos. Prazo que pode ser prorrogado por mais 60 dias, desde que haja requerimento assinado por 1/3 dos deputados.

    Salles, no entanto, disse na semana passada que desistiu de pedir a prorrogação dos trabalhos, cujo prazo de funcionamento termina em 14 de setembro.

    Da Redação – ND

    Leia também

    ALEMS analisa propostas com foco em inclusão, reconhecimento institucional e denominação pública

    abril 15, 2026

    Hashioka pede iluminação e redutores de velocidade na Rodovia MS-395 em Bataguassu

    abril 14, 2026

    Hashioka solicita restauração asfáltica da MS-338 entre Santa Rita do Pardo e Bataguassu

    abril 14, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Percepção negativa da economia cresce e metade dos brasileiros afirma piora em um ano, aponta pesquisa.

    abril 15, 2026

    Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (15) revela que 50% dos brasileiros avaliam que a economia…

    No dia do aniversário, bebê de um ano morre após ataque de galo na fronteira

    abril 15, 2026

    Simples Nacional: defasagem da tabela prejudica competitividade, apontam representantes do setor

    abril 15, 2026

    Biodiesel pode elevar demanda por soja em até 72% em Mato Grosso do Sul

    abril 15, 2026

    Embrapa Soja alerta para o avanço do carururoxo, erva daninha altamente agressiva

    abril 15, 2026

    Safra de grãos 2025/26 pode bater novo recorde e chegar a 356,3 milhões de toneladas

    abril 15, 2026

    Danos à saúde causados pelo consumo de adoçantes podem persistir por gerações, sugere estudo

    abril 15, 2026

    Análise: postura e decisão por força máxima reforçam foco do São Paulo na Sul-Americana

    abril 15, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo