Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»II Concurso ALEMS: Divulgado resultado final com 2.039 candidatos aprovados em diversas áreas
    Destaque

    II Concurso ALEMS: Divulgado resultado final com 2.039 candidatos aprovados em diversas áreas

    BarthimanBarthimanjunho 23, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) oficializou, nesta segunda-feira (22), o resultado final do II Concurso Público, conforme o Edital 16/2026, com a divulgação no Diário Oficial da lista de 2.039 candidatos aprovados em ordem de classificação para os cargos que não exigiram prova prática. O certame, organizado pela Fundação Carlos Chagas, contempla funções de níveis médio e superior, distribuídas em diversas áreas da administração legislativa. São 80 vagas de níveis médio e superior. O edital também contempla formação de cadastro reserva. A remuneração inicial é de R$ 4.912,20 para Técnico Legislativo (nível médio) e R$ 8.030,65 para Analista Legislativo (nível superior)

    Entre os cargos com maior número de aprovados, destacam-se o Técnico Legislativo – Área Administrativa, com 839 classificados, e o Analista Legislativo – Área Administrativa, com 302 aprovados, concentrando parte significativa do total de nomeações previstas. O concurso também contempla vagas para Analista Legislativo em áreas como Direito, Administração, Jornalismo, Tecnologia da Informação, Engenharia, Arquitetura, Arquivologia, Assistência Social, Contabilidade, Comunicação Social, Saúde, Educação, entre outras especialidades. Já para Técnico Legislativo, há oportunidades em setores como Informática, Audiovisual, Fotografia, Motorista, Operação de Áudio e Refrigeração e Climatização.

    O resultado definitivo consolida todas as etapas previstas no edital, incluindo a aplicação das regras de heteroidentificação para candidatos negros (pretos e pardos) e a análise documental de candidatos indígenas, garantindo a validação das vagas reservadas. Também foram incorporadas as fases específicas dos cargos que exigiram avaliações adicionais, como o Teste de Aptidão Física (TAF), voltado ao cargo de Técnico Legislativo – Polícia Legislativa, e a prova prática de Libras, destinada ao cargo de Técnico Legislativo – Tradução de Libras.

    A ALEMS também divulgou a relação de candidatos habilitados nessas etapas complementares. No caso do TAF da Polícia Legislativa , prática de Libras , os resultados seguem os critérios estabelecidos em edital específico. Candidatos não reconhecidos pelas comissões de heteroidentificação não foram automaticamente eliminados, podendo permanecer na ampla concorrência caso tenham pontuação suficiente para classificação final. Os candidatos que desejarem interpor recursos contra os resultados das provas práticas poderão fazê-lo no prazo de dois dias úteis após a publicação do edital, exclusivamente por meio do site da banca organizadora. A relação completa dos aprovados está disponível para consulta no portal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e no site da banca organizadora Fundação Carlos Chagas⁠.

    O  II Concurso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul  registrou o comparecimento de 15.675 candidatos às provas objetivas realizadas em 29 de março, o equivalente a 73,08% dos 21.439 inscritos. A abstenção ficou em 26,86%, com 5.764 candidatos ausentes, percentual considerado dentro da média observada em concursos públicos desse porte.O número de inscritos chamou atenção pelo crescimento em relação ao último concurso promovido pela Casa, realizado em 2016. Na ocasião, foram registrados 18.040 candidatos.

    Em 2026, o total chegou a 21.439 inscrições, representando aumento de 18,8% na procura pelas vagas ofertadas. Entre os inscritos nas modalidades de ações afirmativas, o certame contabilizou 197 candidatos concorrendo às vagas destinadas a indígenas e 4.632 candidatos inscritos para as cotas destinadas a pessoas negras (pretas e pardas).

    destaque

    Leia também

    Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

    setembro 17, 2026

    Nova Andradina reúne profissionais para discutir inovação e tecnologia na construção civil

    setembro 17, 2026

    Milho bate recorde, algodão avança e mandioca coloca MS entre maiores do país

    setembro 17, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

    setembro 17, 2026

    O número de professores do ensino médio com até 24 anos caiu 31,1% entre 2015…

    Nova Andradina reúne profissionais para discutir inovação e tecnologia na construção civil

    setembro 17, 2026

    Milho bate recorde, algodão avança e mandioca coloca MS entre maiores do país

    setembro 17, 2026

    PF investiga 2 anos de desvios de encomendas dos Correios em MS

    setembro 17, 2026

    Criança é atacada por abelhas e motociclista leva mais de 40 picadas ao tentar salvá-la

    setembro 17, 2026

    Carro de mãe e filho executados é encontrado com 6,2 kg de crack

    setembro 17, 2026

    Falsa amiga entregava segredos da colega a grupo que a chantageava na internet

    setembro 17, 2026

    MS é 5º na produção de soja do Brasil e Maracaju retoma liderança estadual

    setembro 17, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo