Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Pecuária de MS mantém mercado aquecido em 2026 com exportações em alta e valorização dos bezerros
    Destaque

    Pecuária de MS mantém mercado aquecido em 2026 com exportações em alta e valorização dos bezerros

    BarthimanBarthimanjulho 18, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Boletim SIGABOV, do Sistema Famasul, aponta ritmo elevado de abates, preços da arroba acima dos registrados em 2025 e demanda aquecida por animais de reposição no Estado

    A pecuária de Mato Grosso do Sul mantém desempenho positivo em 2026, impulsionada pelo avanço das exportações de carne bovina, pela valorização dos animais de reposição e pelo elevado ritmo de abates. É o que revela a edição de julho do Boletim SIGABOV, elaborado pelo Departamento Técnico (DETEC) do Sistema Famasul.

    Nos seis primeiros meses do ano, Mato Grosso do Sul abateu 2,08 milhões de bovinos. O volume ficou apenas 1% abaixo do registrado no mesmo período de 2025 e 10% acima da média dos últimos cinco anos, reforçando a estabilidade da produção pecuária no Estado.

    Segundo o consultor técnico em pecuária do Senar/MS, Diego Guidolin, a composição dos animais abatidos começou a apresentar mudanças ao longo de junho, com aumento da participação de machos, principalmente na faixa entre 13 e 24 meses, enquanto o percentual de fêmeas diminuiu em relação ao acumulado do ano.

    De acordo com o especialista, esse comportamento demonstra uma oferta consistente de animais terminados em um cenário de demanda firme por carne bovina. Ele destaca ainda que junho registrou o maior volume de exportações de carne bovina de Mato Grosso do Sul em 2026, fator que contribuiu para sustentar o bom desempenho da cadeia produtiva.

    “O aumento dos embarques reforça a demanda pela produção estadual e ajuda a manter o mercado aquecido, mesmo diante dos ajustes observados nos preços da arroba”, avalia Guidolin.

    Outro indicador positivo é o mercado de reposição. Apesar da acomodação dos preços em relação ao mês anterior, os animais seguem mais valorizados na comparação anual. O preço do quilo do bezerro acumula alta de 16% em relação a junho de 2025, enquanto a bezerra registrou valorização de 19% no mesmo período. Garrote, boi magro, novilha e vaca magra também apresentaram aumento de preços ao longo dos últimos 12 meses.

    Segundo a análise do boletim, a melhora da relação de troca entre o boi gordo e o bezerro favoreceu a reposição dos rebanhos, mantendo aquecida a procura por animais jovens. Ao mesmo tempo, a menor oferta de bezerros em Mato Grosso do Sul continua sustentando preços historicamente elevados, com valorização acima da inflação.

    A arroba do boi gordo registrou recuo de 2% em junho na comparação com maio. Mesmo assim, o preço médio permaneceu 10% superior ao registrado no mesmo mês de 2025 e continua entre os maiores valores nominais da série histórica do Estado.

    O boletim também aponta que fatores ligados ao mercado internacional, como a proximidade do preenchimento da cota tarifária chinesa, exerceram pressão sobre as cotações ao longo de junho. Ainda assim, a escala de abate permaneceu relativamente curta durante o mês, condição que continua influenciando a formação dos preços pagos aos produtores.

    Publicado mensalmente pelo Departamento Técnico do Sistema Famasul, o Boletim SIGABOV reúne indicadores sobre preços da arroba, mercado de reposição, abates, movimentação de bovinos e tendências da pecuária em Mato Grosso do Sul.

    destaque

    Leia também

    Vereador provoca acidente, tenta supornar policial e acaba preso

    setembro 19, 2026

    Em meio a alertas de tempestade, céu escurece e ‘dia vira noite’ em Dourados

    setembro 19, 2026

    Acidente com van da saúde deixa 3 mortos e 5 feridos na BR-163

    setembro 19, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Vereador provoca acidente, tenta supornar policial e acaba preso

    setembro 19, 2026

    Vereador em Ponta Porã, Dionaldo Morinigo (PDT), 49, acabou preso na noite de sexta-feira (18/9) após…

    Em meio a alertas de tempestade, céu escurece e ‘dia vira noite’ em Dourados

    setembro 19, 2026

    Acidente com van da saúde deixa 3 mortos e 5 feridos na BR-163

    setembro 19, 2026

    Prefeitura demite servidor investigado por material pornográfico em Nova Andradina.

    setembro 19, 2026

    UEMS abre prazo para isenção da taxa do Vestibular 2027.

    setembro 19, 2026

    Ciclista de 71 anos fica gravemente ferido após acidente em Rio Brilhante.

    setembro 19, 2026

    Dados do celular de Vorcaro ampliam guerra interna no STF.

    setembro 19, 2026

    Após agredir mulher, homem se tranca com bebê e ameaça criança durante negociação em Bataguassu

    setembro 19, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo