728X90-OUTUBRO-PRATEADO
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Propaganda eleitoral começa em MS com candidatos liberados para pedir votos nas ruas e na internet
    Destaque

    Propaganda eleitoral começa em MS com candidatos liberados para pedir votos nas ruas e na internet

    BarthimanBarthimanagosto 17, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A campanha eleitoral das Eleições Gerais de 2026 já está oficialmente nas ruas e na internet em Mato Grosso do Sul. Desde este domingo (16), candidatos, partidos, federações e coligações estão autorizados a realizar propaganda eleitoral e intensificar a busca pelo voto, dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

    O início da propaganda eleitoral segue o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir de 16 de agosto, também está permitida a propaganda na internet, observadas as normas previstas na legislação eleitoral. A circulação paga ou o impulsionamento de conteúdo eleitoral na internet poderá ocorrer até 1º de outubro.

    Outra regra que passou a valer com o início oficial da campanha envolve as transmissões ao vivo. Lives realizadas por candidatos para promoção pessoal ou de atos relacionados ao exercício de mandato, mesmo sem menção direta às eleições, passam a ser consideradas promoção de candidatura e ato público de campanha eleitoral.

    Alto-falantes, comícios, carreatas e caminhadas

    Desde domingo (16), candidatos, partidos, federações e coligações podem utilizar alto-falantes e amplificadores de som entre 8h e 22h. Os equipamentos devem respeitar distância mínima de 200 metros de sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, tribunais, quartéis e outros estabelecimentos militares, hospitais, casas de saúde, escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando estiverem em funcionamento.

    Os comícios e a utilização de aparelhagem de sonorização fixa também estão autorizados desde o início da campanha, entre 8h e meia-noite, até 1º de outubro. No comício de encerramento da campanha, o horário poderá ser estendido por mais duas horas.

    Também está permitida, até as 22h do dia 3 de outubro, véspera do primeiro turno, a distribuição de material gráfico, além da realização de caminhadas, carreatas e passeatas, com ou sem carros de som ou minitrios, conforme as regras eleitorais.

    MS tem 361 candidatos na disputa

    Com o encerramento do prazo para registro das candidaturas no sábado (15), Mato Grosso do Sul chega à campanha eleitoral com 361 candidatos registrados para os cargos de governador e vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual. Os dados constam da relação de candidaturas divulgada para o pleito.

    A maior concentração está na disputa pelas 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), que reúne 236 candidatos, o equivalente a 65,4% do total.

    Para as oito vagas destinadas ao Estado na Câmara dos Deputados, são 112 candidatos, correspondendo a 31% das candidaturas. Somadas, as disputas para deputado estadual e deputado federal reúnem 348 concorrentes, ou 96,4% do total.

    Na corrida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, a atualização disponível aponta sete candidaturas. Entre os nomes estão Eduardo Riedel, candidato à reeleição pela Federação União Progressista, e Fábio Trad, da Federação Brasil da Esperança.

    A Justiça Eleitoral mantém no portal do TRE-MS as informações sobre as Eleições 2026, incluindo serviços de registro de candidaturas, consulta de candidatos e divulgação de dados eleitorais.

    Com a propaganda oficialmente liberada desde domingo, a eleição entra em uma nova etapa. A partir de agora, os candidatos podem ampliar a presença nas ruas, promover eventos e utilizar as plataformas digitais para apresentar propostas e buscar o voto do eleitor sul-mato-grossense, sempre dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

    Fonte: TSE e TRE-MS. O calendário oficial confirma que a propaganda eleitoral começou em 16 de agosto de 2026 e estabelece os prazos para internet, comícios, alto-falantes, carreatas e demais atos de campanha.

     

    destaque

    Leia também

    Caixa Encantada 2026: Governo de MS lança campanha para levar alegria a milhares de crianças no Natal

    outubro 14, 2026

    Vasco sofre com expulsão, mas bate Boca Juniors na semi da Sul-Americana

    outubro 14, 2026

    Flávio Bolsonaro larga na frente de Lula no 2º turno com 52,2% dos votos válidos, aponta análise de pesquisas

    outubro 14, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Caixa Encantada 2026: Governo de MS lança campanha para levar alegria a milhares de crianças no Natal

    outubro 14, 2026

    O Governo de Mato Grosso do Sul lança, nesta quarta-feira (14), a campanha Caixa Encantada…

    Vasco sofre com expulsão, mas bate Boca Juniors na semi da Sul-Americana

    outubro 14, 2026

    Flávio Bolsonaro larga na frente de Lula no 2º turno com 52,2% dos votos válidos, aponta análise de pesquisas

    outubro 14, 2026

    Interno encontrado morto na PED em Dourados

    outubro 14, 2026

    Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer de pulmão após cirurgia

    outubro 14, 2026

    IPCA sobe 0,82% em setembro, pressionado pela energia elétrica e pelos alimentos

    outubro 14, 2026

    El Niño: agro da Região Centro-Oeste deve antecipar medidas para reduzir efeitos da seca

    outubro 14, 2026

    Polícia Militar apreende 3,2 toneladas de maconha em caminhão na região de Anaurilândia

    outubro 14, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo