Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Eleições para o Senado têm maior proporção de candidatos idosos desde a redemocratização
    Destaque

    Eleições para o Senado têm maior proporção de candidatos idosos desde a redemocratização

    BarthimanBarthimanagosto 30, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O levantamento considera a idade que os candidatos terão no dia da eleição, 4 de outubro, a partir das informações declaradas à Justiça Eleitoral. Dos 121 candidatos na faixa etária, 103 são homens e 18 são mulheres. A candidata mais velha na disputa é Marlene Soccas (UP-SC), que terá 92 anos no dia do pleito. Entre os homens, o mais velho é Carlos Sodré (Mobiliza-BA), nascido em 30 de agosto de 1946 e, portanto, terá 80 anos quando os brasileiros forem às urnas.

    O cenário reflete o envelhecimento da população brasileira e a maior participação política de pessoas nessa faixa etária. De acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2026, cerca de 36,6 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, o equivalente a 17,1% da população projetada.

    Na outra ponta da pirâmide etária, 21 candidatos têm entre 35 e 39 anos – 15 homens e seis mulheres –, o equivalente a 6,7% das candidaturas. Em 2018, eram 33, ou 9,4% do total.

    A Constituição Federal estabelece como idade mínima para senadores os 35 anos, portanto, esta será também a primeira eleição para o Senado em que pessoas nascidas depois da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, poderão disputar o cargo. Doze pessoas nessa condição estão concorrendo: sete homens e cinco mulheres. Entre os mais jovens estão Filipe Barros (PL-PR), nascido em 29 de maio de 1991, e Renatinha (DC-SE), nascida em 27 de abril do mesmo ano.

    Além de dois senadores por estado ou no Distrito Federal, os eleitores poderão votar também para deputado estadual ou distrital, deputado federal, governador e presidente e vice.

    destaque

    Leia também

    Ex-comandante da FAB rebate Flávio Bolsonaro e nega fazer campanha para Lula

    agosto 30, 2026

    Qualidade dos grãos ganha protagonismo na produção de amendoim

    agosto 30, 2026

    Produção de algodão deve superar 4 milhões de toneladas

    agosto 30, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Ex-comandante da FAB rebate Flávio Bolsonaro e nega fazer campanha para Lula

    agosto 30, 2026

    O ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Carlos de Almeida Baptista Júnior, rebateu o candidato…

    Eleições para o Senado têm maior proporção de candidatos idosos desde a redemocratização

    agosto 30, 2026

    Qualidade dos grãos ganha protagonismo na produção de amendoim

    agosto 30, 2026

    Produção de algodão deve superar 4 milhões de toneladas

    agosto 30, 2026

    Agro vai além do campo e movimenta 22,5 mil empregos em Campo Grande

    agosto 30, 2026

    Inquérito sobre bebê encontrada morta em lixeira em VG pode levar até 3 meses para ser concluído

    agosto 30, 2026

    Mãe encontra filha morta em casa e polícia suspeita de feminicídio

    agosto 30, 2026

    Polícia fecha ponto de tráfico e apreende duas malas de drogas

    agosto 30, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo