PREF 01
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Calor extremo é desfavorável para o plantio
    Destaque

    Calor extremo é desfavorável para o plantio

    BarthimanBarthimanoutubro 20, 2023
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A atuação de uma intensa massa de ar quente no Brasil central, deve trazer mais um dia de condições extremas em áreas do Centro-Oeste. A previsão indica temperaturas acima dos 40°C em diversas estações e índices de umidade perto ou abaixo dos 20% nos horários mais críticos.

    Este cenário vem trazendo um grande desafio para os produtores que estão semeando a soja nesta temporada de 2023/24. Uma vez que, além da temperatura do ar estar elevada, as temperaturas na superfície do solo passam dos 50°C, como indicado pelo monitoramento de satélites .

    Agora, em relação às instabilidades, elas até podem ocorrer, mas apresentando um comportamento de pancadas isoladas e passageiras.

    Num cenário oposto, setores da região Sul terão temperaturas amenas e as chuvas diminuem de intensidade.

    Região Norte

    Apresentando um comportamento muito semelhante ao dos últimos dias, as chuvas na região norte devem se concentrar em áreas do oeste e norte. Mesmo assim, é esperado que essas chuvas apresentem uma grande irregularidade, tanto nos volumes quanto nas áreas. Já em setores do sul do Tocantins e Sul do Pará, a forte atuação de uma massa de ar quente traz temperaturas acima dos 40°C com índices de umidade perto ou abaixo dos 20%.

    Região Nordeste O predomínio da massa de ar quente e seco, impede as condições de chuvas sobre a região. Além da temperatura do ar, prevista para perto dos 40°C em várias localidades, a forte incidência do aquecimento solar, deve resultar em temperaturas na superfície do solo acima dos 50°C no período da tarde. Condição que traz riscos às lavouras recém plantadas. Há condições de chuvas no sul da Bahia e no Sealba, mas com previsão de baixos volumes e grande irregularidade.

    Região Centro-Oeste A intensa massa de ar quente vem castigando a região com temperaturas perto ou acima dos 40°C, que novamente devem ser registradas nesta sexta-feira. Áreas do norte do Mato Grosso do Sul até o norte de Mato Grosso e Goiás devem registrar temperaturas neste patamar. Setores com a maior presença do sol terão condições ainda mais severas, principalmente em relação à temperatura da superfície do solo que pode superar a casa dos 50°C. A umidade do ar também poderá atingir níveis críticos, perto ou abaixo dos 15%. Mesmo com toda essa condição de calor e tempo seco, algumas nuvens carregadas podem se formar sobre o Mato Grosso do Sul e Sul de Goiás, mas com previsão de chuvas extremamente irregulares.

    Região Sudeste Áreas de instabilidade devem surgir no período da tarde, especialmente em áreas do norte de São Paulo e centrais de Minas Gerais, onde algumas projeções indicam até 30 mm no decorrer do dia. Não se descarta o registro de temporais isolados no interior paulista. Contudo, o grande destaque para a região será às temperaturas elevadas, em função da intensa massa de ar quente que atua no Brasil central. Os termômetros devem superar os 37°C em áreas do noroeste Paulista e Triângulo Mineiro. Já setores mais próximos ao litoral, devem registrar temperaturas mais amenas.

    Região Sul A tendência desta sexta-feira é de redução nas chuvas. As instabilidades ainda devem ocorrer no período da madrugada em setores do noroeste do Rio Grande do Sul e oeste Catarinense, as projeções indicam intensidade fraca, mas não se descarta a ocorrência de algum temporal isolado. Áreas do sul gaúcho e norte do Paraná devem seguir com o tempo firme. Em relação às temperaturas, os termômetros seguem com previsão de marcas mais amenas para a época do ano, com exceção do noroeste do Paraná que deve ter uma tarde mais quente.

    O material foi elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

    BATANEWS

    Leia também

    Câmara cobra plano para transporte coletivo em Nova Andradina.

    maio 2, 2026

    Corpo de homem é encontrado boiando no Rio Paraná, em Bataguassu

    maio 2, 2026

    Homem fica gravemente ferido após ser esfaqueado na área rural de Ivinhema

    maio 2, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Câmara cobra plano para transporte coletivo em Nova Andradina.

    maio 2, 2026

    A implantação do transporte coletivo municipal voltou à pauta da Câmara de Nova Andradina por…

    Corpo de homem é encontrado boiando no Rio Paraná, em Bataguassu

    maio 2, 2026

    Homem fica gravemente ferido após ser esfaqueado na área rural de Ivinhema

    maio 2, 2026

    Nova Andradina – Processo seletivo abre vaga para profissional de Educação Física na Academia da Saúde

    maio 2, 2026

    Previsão do tempo para sábado (02) em Nova Andradina

    maio 2, 2026

    Polícia apreende 3 adolescentes por abuso sexual contra crianças

    maio 2, 2026

    MST teme impacto do Acordo UE-Mercosul sobre produtores de leite e queijo; entenda cenário

    maio 2, 2026

    Embaixada de Israel em Brasília chama ação de flotilha que seguia para Gaza de ‘provocativa’

    maio 2, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo