PREF 01
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Especialistas afirmam que educação e mais rigor ao condutor podem combater alcoolemia no trânsito
    Destaque

    Especialistas afirmam que educação e mais rigor ao condutor podem combater alcoolemia no trânsito

    BarthimanBarthimanoutubro 24, 2023
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A combinação de álcool de direção ainda é um desafio sem resposta no Brasil. É o que mostra estudo divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para celebrar os 15 anos de vigência da Lei Seca e discutir ações para reverter os indicadores de alcoolemia no trânsito brasileiro. A apresentação do estudo ocorreu em reunião realizada no Ministério dos Transportes em setembro, com a presença de autoridades e especialistas. A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) participou do encontro na capital federal.

    “Foi uma reunião muito proveitosa, em que discutimos como enfrentar e conscientizar o condutor dos riscos de consumir bebidas alcoólicas e dirigir’, conta Geraldo Gutemberg, presidente da Abramet -DF, federada da entidade no Distrito Federal.

    O estudo mostra que, a cada hora, oito motoristas são flagrados dirigindo sob a influência de bebidas alcoólicas ou substâncias psicoativas. Desde a implementação da Lei Seca em 2008, o país registrou mais de um milhão de infrações de trânsito associadas a alcoolemia; outros 500 mil condutores recusaram o teste do bafômetro em todo o País. A pesquisa também indica que mais da metade das infrações foram registradas nos finais de semana, especialmente no período entre 23h e meia-noite. A maioria dos infratores é do sexo masculino, com idade média de 42 anos e moradores das capitais.

    Durante a reunião, houve a discussão de mecanismos para melhorar a fiscalização e reduzir a incidência da infração. Muitas das autuações resultam em punição leve, o que estimula o comportamento do condutor. No DF, por exemplo, de 300 mil autuações, apenas 13 significaram a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação.

    “Entendemos que é preciso fiscalizar também quem teve a carteira cassada. O pagamento de multa não tem modificado o comportamento do condutor’, disse Gutemberg.

    Uma das propostas em exame, comentou o médico do tráfego, é adotar o reconhecimento facial do condutor. Assim como, apreender a carteira de condutores que receberam autuações em fiscalizações da Lei Seca. Além disso, autoridades e especialistas debateram a necessidade de intensificar campanhas educativas. O objetivo é transformar a mentalidade do cidadão e enraizar uma nova conduta em que álcool e direção nunca estejam combinados.

    “Hoje, já não pensamos na possibilidade de fumar em lugares fechados, por exemplo. Foi um processo lento, mas a sociedade mudou’, diz Geraldo Gutemberg. “As campanhas têm de ter orientação para que as pessoas entendam que álcool e direção não combinam’.

    BATANEWS

    destaque

    Leia também

    Câmara cobra plano para transporte coletivo em Nova Andradina.

    maio 2, 2026

    Corpo de homem é encontrado boiando no Rio Paraná, em Bataguassu

    maio 2, 2026

    Homem fica gravemente ferido após ser esfaqueado na área rural de Ivinhema

    maio 2, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Câmara cobra plano para transporte coletivo em Nova Andradina.

    maio 2, 2026

    A implantação do transporte coletivo municipal voltou à pauta da Câmara de Nova Andradina por…

    Corpo de homem é encontrado boiando no Rio Paraná, em Bataguassu

    maio 2, 2026

    Homem fica gravemente ferido após ser esfaqueado na área rural de Ivinhema

    maio 2, 2026

    Nova Andradina – Processo seletivo abre vaga para profissional de Educação Física na Academia da Saúde

    maio 2, 2026

    Previsão do tempo para sábado (02) em Nova Andradina

    maio 2, 2026

    Polícia apreende 3 adolescentes por abuso sexual contra crianças

    maio 2, 2026

    MST teme impacto do Acordo UE-Mercosul sobre produtores de leite e queijo; entenda cenário

    maio 2, 2026

    Embaixada de Israel em Brasília chama ação de flotilha que seguia para Gaza de ‘provocativa’

    maio 2, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo