na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Dá para evitar o dano do calor na semente?
    Destaque

    Dá para evitar o dano do calor na semente?

    BarthimanBarthimannovembro 16, 2023
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O El Niño está causando altas temperaturas e menor chuva no Cerrado, apresentando desafios para os agricultores. A escassez de água, juntamente com a baixa produção de palhada devido à rotação de culturas, leva os agricultores a replantar durante a safra. A falta de palhada compromete a umidade do solo, amplia a exposição ao calor e dificulta a germinação, resultando em menor estabelecimento de plantas.

    “Com temperaturas elevadas, muitos produtores estão enfrentando problemas na emergência das sementes. Para iniciar o processo de germinação, elas devem absorver umidade do solo (50 a 55% de seu peso) e a temperatura ideal deve estar em torno de 20° a 30°, mas estamos muito acima disso nesta safra. Temos visto situações como o tombamento fisiológico por alta temperatura ou tombamento por dumping off (morte das plântulas) ocasionado por fungos de solos (Pythium, Phytophtora e Rhizoctonia, que têm sua proliferação em ambientes com temperatura acima de 30°), que se aproveitam da situação. Também tem sido comum ver as plântulas iniciando o processo de emergência e, ao encontrarem altas temperaturas na superfície, curvam-se para dentro do solo, formando o chamado ‘pescoço de ganso’”, afirma Francisco Bonilha, diretor de Produção e Qualidade da SEEDCORP I HO, um dos principais players do mercado de genética de sementes do País.

    O diretor destaca que no campo há casos em que as sementes sofrem danos de umidade durante a embebição, tornando os tecidos mais vulneráveis. As altas temperaturas levam à degradação e apodrecimento desses tecidos, às vezes erroneamente confundidos com Antracnose. Ele enfatiza que o desempenho inferior das sementes geralmente não está relacionado à sua qualidade, pois lotes entregues na última safra mostraram uma germinação superior a 90% em suas cultivares, apesar do cenário desafiador.

    BATANEWS

    Leia também

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Mais uma competição de base organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul…

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026

    Carreta carregada com soja tomba perto do trevo da MS-480, em Batayporã

    setembro 26, 2026

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    setembro 26, 2026

    Cartório Eleitoral insere mídias e lacra urnas que serão utilizadas em Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu

    setembro 26, 2026

    Campanha Crédito Ideal disponibiliza crédito pessoal para realização de projetos

    setembro 26, 2026

    ‘Não estou arrependido, sou homem’: assassino de empresário é preso e frieza impressiona

    setembro 26, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo