PANTANAL-728x90 (1)
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Agronegócio brasileiro ganha acesso a 87 novos mercados
    Destaque

    Agronegócio brasileiro ganha acesso a 87 novos mercados

    BarthimanBarthimanfevereiro 5, 2024
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Carlos Fávaro senador de Mato Grosso. Foto Blog Jovem Pan.jpg – REPRODUÇÃO

    Ministério da Agricultura encerrou janeiro com recorde de aberturas, em países como Botsuana, Filipinas e Paquistão

    O mês de janeiro foi marcado por grandes avanços em acordos comerciais, impulsionando a exportação de uma variedade ampliada de produtos do agronegócio brasileiro. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (SCRI/Mapa), o ano já registrou a abertura de nove novos mercados em cinco países diferentes.

    A expansão alcançou três continentes, beneficiando países como Botsuana na África, Estados Unidos e México na América, além de Filipinas e Paquistão na Ásia. A diversidade de produtos agora aptos à exportação inclui embriões e sêmen bovino, alevinos de tilápia, gelatina, colágeno, bovinos vivos e produtos do setor de reciclagem animal.

    Janeiro deste ano estabeleceu mais um recorde de aberturas de mercados nos últimos cinco anos, superando 2018 com oito aberturas. No ano passado todo, com a marca histórica de 78 novos mercados em 39 países, o mês de janeiro havia registrado cinco.

    “É um pedido do presidente Lula e do ministro Carlos Fávaro para que possamos ampliar ainda mais a quantidade de produtos oferecidos pelo Brasil no mercado internacional, acessando inclusive destinos inéditos. Desde 2023, já alcançamos 87 mercados em 43 países”, afirmou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais.

    A expansão de mercados internacionais tem sido um fator importante no crescimento das exportações brasileiras. No ano de 2023, o agronegócio desempenhou um papel primordial, representando 49% do total das exportações do país. A receita gerada pelo setor alcançou a marca de US$ 166,55 bilhões, registrando um aumento de US$ 7,68 bilhões, ou 4,8%, em comparação com o ano anterior, 2022.

    Ministro debate orgânicos

    Nesta terça-feira (30), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, promoveu reunião para debater alternativas para fomentar e fortalecer o mercado de orgânicos brasileiros. O encontro contou com a presença da equipe técnica do Mapa e do Joe Valle, proprietário da Fazenda Malunga, uma das maiores produtoras de hortaliças orgânicas da América Latina.

    Em discurso, o ministro Fávaro destacou o potencial do Brasil e ditou tópicos que precisam de incentivos. “Temos capacidade para consolidar o Brasil como líder mundial quando falarmos de orgânicos. Precisamos modernizar nossa legislação, modernizar procedimentos e ampliar o uso de tecnologias no campo brasileiro, para que setor cresça cada vez mais vez”, destacou.

    Na ocasião, foram abordadas possível soluções para aperfeiçoar a atual legislação, com foco em agilizar processos, como por exemplo, o de certificação. Também foi levantada a oportunidade de fazer acordos com países parceiros para equivalência de produtos orgânicos, para facilitar a compra e a venda de produtos da categoria (Folha, 1/2/24)

    batanews

    destaque

    Leia também

    Alta tecnologia e sustentabilidade impulsionam conversão de pastagens no Brasil

    junho 14, 2025

    Irã dispara mísseis contra Israel em resposta a ataques

    junho 14, 2025

    Entenda o que é a “dose zero’ contra o sarampo, anunciada para bebês

    junho 14, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Alta tecnologia e sustentabilidade impulsionam conversão de pastagens no Brasil

    junho 14, 2025

    A conversão de pastagens em lavouras no Brasil é uma prática crescente e impulsionada por…

    Irã dispara mísseis contra Israel em resposta a ataques

    junho 14, 2025

    Entenda o que é a “dose zero’ contra o sarampo, anunciada para bebês

    junho 14, 2025

    ‘Não matei, não roubei nem trafiquei drogas, apenas pedi informações sobre o passaporte do meu pai’, diz Gilson Machado

    junho 14, 2025

    Brasil atinge menor taxa de analfabetismo, mas 9 milhões não sabem ler e escrever

    junho 14, 2025

    Governo italiano afirma desconhecer localização de Carla Zambelli e diz que Bolsonaro não tem cidadania do país

    junho 14, 2025

    Conab: previsão da safra 2024/25 indica produção recorde de 336,05 milhões de t

    junho 13, 2025

    Movimentação portuária bate recorde por dois meses seguidos

    junho 13, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo