Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Bancos ganham mais liberdade para renegociar dívidas rurais
    Destaque

    Bancos ganham mais liberdade para renegociar dívidas rurais

    BarthimanBarthimanagosto 26, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Os produtores rurais terão mais opções para renegociar dívidas. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma resolução (n° 5.334/2026) que flexibiliza o uso de recursos obrigatórios por bancos e cooperativas de crédito para quitar ou reduzir débitos rurais contratados originalmente com outras fontes de financiamento.

    Pelas regras, as instituições financeiras são obrigadas a destinar 31,5% dos recursos captados por meio de depósitos à vista — como o dinheiro mantido em contas correntes, por exemplo, — ao crédito rural.

    No entanto, antes da decisão do CMN, esses recursos só podiam ser utilizados para renegociar operações contratadas originalmente com a mesma fonte de recursos.  Dessa forma, a regra restringia o número de dívidas que cada instituição financeira poderia renegociar.

    Com a mudança, os recursos obrigatórios poderão ser utilizados para liquidar ou amortizar operações contratadas originalmente com outras fontes. A exceção são as operações vinculadas aos fundos constitucionais.

    A flexibilização contribui para a implementação da Medida Provisória nº 1.376/2026, publicada em 15 de julho, que criou mecanismos para a renegociação de dívidas rurais. Porém, na prática, as regras anteriores dificultavam a operacionalização das renegociações pelas instituições financeiras. A resolução do CMN busca, portanto, ampliar as possibilidades de uso dos recursos e destravar o processo.

    O CMN ampliou a liberdade dos bancos para utilizar recursos obrigatórios na renegociação de dívidas rurais, mas estabeleceu um limite para evitar que o dinheiro destinado ao setor seja concentrado no refinanciamento de débitos antigos.

    Os agentes financeiros poderão comprometer até 40% da exigibilidade do ano-safra com essas operações, preservando a maior parte dos recursos para novos financiamentos rurais.

    Segundo o CMN, as taxas de juros das operações de renegociação ficarão entre 5% e 12% ao ano, de acordo com a situação e o nível de perdas comprovado pelo produtor rural.

    A medida também pode ampliar o número de instituições financeiras aptas a participar da renegociação de dívidas rurais.

    Em 14 de agosto, o Ministério da Fazenda distribuiu R$ 25,8 bilhões em limites de equalização entre dez instituições financeiras. Esse mecanismo permite ao governo compensar os bancos pela diferença entre o custo de captação dos recursos e os juros cobrados em determinadas operações.

    Com a nova regra, instituições que não receberam limites de equalização nessa distribuição também poderão participar das renegociações por meio dos recursos obrigatórios.

    A mudança também beneficia bancos que receberam um limite de equalização inferior à demanda de seus clientes. Essas instituições poderão utilizar até 40% das exigibilidades dos recursos obrigatórios para complementar os valores disponíveis para as renegociações.

    Na prática, a medida amplia a capacidade das instituições financeiras de atender produtores que precisam reorganizar suas dívidas, ao mesmo tempo em que preserva parte dos recursos destinados ao financiamento de novas operações de crédito rural.

    destaque

    Leia também

    Agro cria 30,5 mil empregos formais em junho, impulsionado pelos cultivos de laranja e café

    agosto 26, 2026

    Agroecologia ganha espaço como resposta às mudanças no clima

    agosto 26, 2026

    Na pecuária brasileira, liderança é só o começo

    agosto 26, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Bancos ganham mais liberdade para renegociar dívidas rurais

    agosto 26, 2026

    Os produtores rurais terão mais opções para renegociar dívidas. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou…

    Agro cria 30,5 mil empregos formais em junho, impulsionado pelos cultivos de laranja e café

    agosto 26, 2026

    Agroecologia ganha espaço como resposta às mudanças no clima

    agosto 26, 2026

    Na pecuária brasileira, liderança é só o começo

    agosto 26, 2026

    Falta de mão de obra preocupa agricultores mais do que custos e preços

    agosto 26, 2026

    Agronegócio segue vigoroso e gerando recorde de dólares

    agosto 26, 2026

    Pouca água, muito sal: veja o que aumenta o risco de pedra nos rins

    agosto 26, 2026

    Pé-de-Meia: pagamento para nascidos em maio e junho será feito nesta quarta-feira (26)

    agosto 26, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo