Cidade da região leste do Estado, Batayporã tem 10.953 habitantes, de acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O município foi emancipado há 61 anos, em 12 de novembro de 1963, data comemorada hoje.
O cronograma de festividades se estende por toda a semana. Hoje, às 8h, tem missa em Ação de Graças na Igreja Matriz. Na quarta-feira, tem culto evangélico, às 19h, no entorno da Lagoa do Sapo. Já na quinta-feira (14), o grupo Atitude 67 anima a noite a partir das 21h. As festividades se encerram no sábado, com o II Torneio Pesque e Solte, a partir das 16h.
Distante 310 quilômetros de Campo Grande, o município é fruto de um projeto de colonização iniciado em 1921 pelo industrial tcheco Dr. Jan Antonin Bata. O nome do município tem origem indígena e significa ‘Água boa do Bata’, sendo que Bata é uma referência ao idealizador e fundador da cidade, Y (do guarani), significa água e Porã (também do guarani), significa bonita ou boa.
O povoado foi elevado à distrito em dezembro de 1953, subordinado ao município de Bataguassu. Em 1958, a região foi transferida para Nova Andradia. A emancipação só veio em 1963, pela lei estadual nº 1967.
BATANEWS