O secretário de Estado americano, Antony Blinken, visita o México, nesta quinta-feira (5), em busca de novas medidas para conter o tráfico de fentanil e a migração em situação ilegal, que afetam ambos os vizinhos.
Blinken se reunirá com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e depois liderará, junto com a ministra das Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena, o Diálogo de Alto Nível sobre Segurança, um mecanismo de coordenação.
O encontro acontece em meio à tragédia causada pelo fentanil e por outras drogas sintéticas nos Estados Unidos, com dezenas de milhares de mortes por overdose em 2022, e à chegada incessante de migrantes à fronteira entre os dois países em busca de asilo, ou refúgio.
Washington acusa os cartéis mexicanos de fabricarem o opiáceo com precursores adquiridos de empresas chinesas, razão pela qual ambos os parceiros pedem mais cooperação de Pequim.
Na última terça-feira, os Estados Unidos anunciaram sanções a uma rede de empresas chinesas por seu suposto envolvimento nesse contrabando.
“Interromper a fabricação e o tráfico de fentanil” estará no topo da agenda, disse aos repórteres o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, que acompanha Blinken.
msn