Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Brasil cai seis posições em índice de democracia de revista britânica
    Destaque

    Brasil cai seis posições em índice de democracia de revista britânica

    BarthimanBarthimanmarço 4, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A Economist Intelligence Unit, da revista britânica The Economist, revelou que o Brasil sofreu uma queda de seis posições no Índice de Democracia 2024, agora ocupando o 57º lugar. Essa mudança é atribuída parcialmente à decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que bloqueou a rede social X durante parte da campanha eleitoral. Essa medida é vista como inédita em democracias e reflete a crescente polarização política e a politização das instituições no país. “Os níveis elevados de polarização política levaram à politização das instituições brasileiras e ao aumento da violência política’, afirma o estudo. Os especialistas apontam que a ação de Moraes, ao restringir o acesso ao X em um momento eleitoral, ultrapassa os limites aceitáveis da liberdade de expressão.

    “A censura ultrapassou os limites do que podem ser consideradas restrições razoáveis à liberdade de expressão, especialmente no meio de uma campanha eleitoral. Tornar ilegal um determinado discurso, com base em definições vagas, é um exemplo de politização do Judiciário. O acórdão não só tem um efeito inibidor sobre a liberdade de expressão, mas também abre um precedente para os tribunais censurarem o discurso político, o que poderia influenciar indevidamente os resultados políticos’, diz a pesquisa.

    Também aponta como motivo da queda na índice a investigação da Polícia Federal a uma suposta tentativa de golpe contra o presidente Luis Inácio Lula da Silva e ministros do STF, indicando que as Forças Armadas continuam com baixa avaliação sobre leis. No ranking global, a Noruega se destaca como o país com a melhor classificação, seguida pela Nova Zelândia e pela Suécia. O Índice de Democracia classifica as nações em quatro categorias: democracia plena, democracia imperfeita, regime híbrido e regime autoritário.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA Publicado por Fernando Dias

     


    destaque

    Leia também

    Análise da função de mesário voluntário nas eleições

    abril 12, 2026

    Marido é preso por atropelar mulher e ligar para a PM inventando acidente

    abril 12, 2026

    Motociclista ferido em acidente grave permanece na UTI do Hospital Regional de Nova Andradina em estado crítico

    abril 12, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Análise da função de mesário voluntário nas eleições

    abril 12, 2026

    A figura do mesário voluntário constitui um dos pilares operacionais da democracia brasileira, assegurando a…

    Marido é preso por atropelar mulher e ligar para a PM inventando acidente

    abril 12, 2026

    Motociclista ferido em acidente grave permanece na UTI do Hospital Regional de Nova Andradina em estado crítico

    abril 12, 2026

    Polícia Militar registra ocorrências de trânsito com embriaguez ao volante em Nova Andradina

    abril 12, 2026

    Ministério da Fazenda explica como será o imposto do pecado em 2027

    abril 12, 2026

    Atirador invade festa, mata homem e deixa outro ferido

    abril 12, 2026

    Ancelotti vê Neymar no ‘caminho certo’ e não descarta convocação para a Seleção

    abril 12, 2026

    Vereadores propõem uso de áreas públicas para fortalecer agricultura familiar .

    abril 12, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo