na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Cabras ficaram 200 anos isoladas em ilha e agora viram objeto de pesquisa
    Destaque

    Cabras ficaram 200 anos isoladas em ilha e agora viram objeto de pesquisa

    BarthimanBarthimanagosto 24, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Itapetinga, recebeu 21 cabras da Ilha de Abrolhos, na Bahia. Os animais viviam isolados há mais de 200 anos e foram levados para estudos científicos. Pesquisadores acreditam que os primeiros exemplares foram deixados por navegadores no período colonial, como forma de subsistência.

    Segundo o professor Ronaldo Vasconcelos, do curso de Zootecnia da Uesb, a população pode apresentar características genéticas ligadas à sobrevivência em ambientes com pouca disponibilidade de água.

    Após a chegada ao campus, os animais foram colocados em quarentena. O objetivo é monitorar a adaptação ao novo ambiente e garantir os cuidados sanitários necessários. Além disso, é fundamental mantê-los isolados de outros rebanhos, já que viveram muito tempo sem contato com doenças comuns do continente.

    “Eles nunca tiveram contato com carrapatos, e um único carrapato pode ser fatal. Também não possuem verminoses. Isso não é bom, porque eles não têm resistência. Por isso, o trabalho precisa ser extremamente cuidadoso”, afirma Vasconcelos.

    O professor Dimas Oliveira, também da Uesb, avalia que a pesquisa tem potencial de contribuir para a criação de caprinos em regiões semiáridas. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargem) participa do projeto em parceria com a universidade.

    A remoção das cabras foi necessária para reduzir os impactos ambientais causados no solo e vegetação da ilha, que é área de reprodução de aves endêmicas. A operação envolveu o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Embrapa, Marinha do Brasil, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Uesb.

    Durante a captura, os animais receberam identificação eletrônica e tiveram amostras de sangue coletadas para análise genética. Caso seja confirmada a singularidade da população, está previsto um plano de conservação, com ampliação do rebanho, armazenamento de sêmen e embriões. Além disso, há possibilidade de distribuição dos animais para produtores rurais.

    destaque

    Leia também

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Mais uma competição de base organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul…

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026

    Carreta carregada com soja tomba perto do trevo da MS-480, em Batayporã

    setembro 26, 2026

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    setembro 26, 2026

    Cartório Eleitoral insere mídias e lacra urnas que serão utilizadas em Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu

    setembro 26, 2026

    Campanha Crédito Ideal disponibiliza crédito pessoal para realização de projetos

    setembro 26, 2026

    ‘Não estou arrependido, sou homem’: assassino de empresário é preso e frieza impressiona

    setembro 26, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo