728X90-JANEIRO-BRANCO
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Comercialização de soja segue lenta no Brasil; veja como ficou o mercado
    Destaque

    Comercialização de soja segue lenta no Brasil; veja como ficou o mercado

    BarthimanBarthimanmarço 10, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A guerra comercial entre Estados Unidos e China teve novos desdobramentos durante o período do feriado de Carnaval no Brasil. Como resultado, a China impôs uma retaliação de 10% a 15% sobre produtos agrícolas norte-americanos, incluindo a soja. Segundo informações da Safras & Mercado, a medida foi uma resposta às novas tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

    Esse movimento pode redirecionar a demanda chinesa para a América do Sul, especialmente para o Brasil, que é o maior fornecedor global de soja. Segundo Rafael Silveira, analista e consultor de Safras & Mercado, “com a nova tarifa, a soja dos Estados Unidos se torna menos competitiva no mercado internacional, desestimulando as compras chinesas e beneficiando, sobretudo, os negócios com o Brasil”. Ele destaca que a China tem procurado diversificar seus fornecedores e garantir seu abastecimento no mercado sul-americano.

    Embora grande parte das compras sazonais entre China e Estados Unidos já tenha sido realizada, Silveira observa que a redução na demanda chinesa pela soja norte-americana pode aumentar os estoques nos Estados Unidos. “Esse excesso de estoque pode pressionar os preços na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT)”, diz o consultor.

    A China sabe que o Brasil atravessa uma supersafra, o que torna essa mudança de estratégia mais eficaz. “Ao reduzir as compras de soja norte-americana, Pequim aproveita os preços mais baixos do Brasil e garante o abastecimento de seus estoques”, comenta Silveira. Ele acredita que essa dinâmica pode pressionar para baixo os contratos futuros em Chicago e aumentar os prêmios da soja brasileira até o final do ano.

    A comercialização da safra de soja 2024/25 do Brasil tem avançado, mas a um ritmo mais lento. Até 7 de março, 42,4% da produção projetada foi negociada, segundo o relatório de Safras & Mercado.

    No relatório anterior, de 7 de fevereiro, esse número era de 39,4%. No mesmo período do ano passado, a comercialização estava em 36,6%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 48,8%. Considerando uma safra estimada em 174,88 milhões de toneladas, isso significa que 74,12 milhões de toneladas de soja já foram negociadas.

    O ritmo de comercialização ainda está abaixo da média histórica para o período, o que indica que o mercado brasileiro ainda está se ajustando. As condições climáticas e a expectativa de produtividade, junto com o comportamento do mercado internacional, serão fatores importantes nos próximos meses.

    O impacto das tarifas impostas pela China sobre os produtos agrícolas norte-americanos pode aumentar a demanda pela soja brasileira, o que ajuda a impulsionar as vendas no mercado interno.

    destaque

    Leia também

    Entenda como sanção dos EUA fragiliza economias como a do Irã

    janeiro 18, 2026

    Calderano fica com bronze em Doha após derrota para jovem chinês

    janeiro 18, 2026

    Amigo é morto por engano durante discussão em Dourados.

    janeiro 18, 2026
    Ultimas Notícias

    Entenda como sanção dos EUA fragiliza economias como a do Irã

    janeiro 18, 2026

    Alvos recentes de ações militares dos Estados Unidos, Irã e Venezuela também têm em comum…

    Calderano fica com bronze em Doha após derrota para jovem chinês

    janeiro 18, 2026

    Amigo é morto por engano durante discussão em Dourados.

    janeiro 18, 2026

    Estadual começa com clássico campo-grandense entre Operário e Pantanal.

    janeiro 18, 2026

    Mercado e Açougue Petta – Qualidade, Economia e Premiação para você toda semana

    janeiro 18, 2026

    Loja da Economia: qualidade, variedade e o menor preço de Batayporã e região

    janeiro 18, 2026

    MS lidera ranking nacional com menor índice de desemprego prolongado no Brasil

    janeiro 18, 2026

    Comitê do Nobel critica transferência prêmio da Paz de María Corina a Trump

    janeiro 18, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo