Agustín Giay finalizou os exames, desceu ao campo e se uniu a Felipe Anderson e Mauricio como último reforço esperado para integrar as movimentações do Palmeiras na Academia de Futebol. Agora, com os três inseridos na rotina do time, a comissão técnica e diretoria preparam a estreia de suas contratações no segundo semestre da temporada.
Eles participam das atividades técnicas, recreativas e conversas com Abel Ferreira, mesmo sem poderem atuar ainda nas próximas duas semanas.
O Palmeiras trabalha para contar com os três diante do Botafogo, no dia 17 de julho. Precisa esperar a abertura da janela de transferências, que acontece no dia 10, e a CBF determinou a liberação de todos os reforços somente a partir da 17ª rodada – já que seis clubes jogam no dia 10 e não poderiam contar com seus atletas.
Além dos três anunciados, o Palmeiras ainda trabalha pela contratação de Gabigol, do Flamengo.
Para contar com o atacante ainda nesta janela de transferências, seria necessário a princípio o pagamento de uma compensação financeira ao Rubro-negro carioca. O Verdão, portanto, também estuda a possibilidade de assinar um pré-contrato para 2025.
Mais notícias do Palmeiras: + Entenda planos do Palmeiras para Gustavo Gómez + Quem é Vitor Reis? Novo xerife do Palmeiras já fez 33 gols em torneio
Para os três anunciados, o plano da comissão técnica – enquanto aguarda a liberação burocrática – é colocá-los na melhor forma física e simultaneamente inseri-los no processo de preparação do time ao longo das próximas duas semanas.
Assim, facilitam o processo de adaptação – especialmente para Giay, vindo da Argentina – quando aptos a entrar em campo.
Os próprios atletas, aliás, têm se colocado nesse processo. Giay e Mauricio, por exemplo, na quarta-feira fizeram parte do time do rachão formado pela maior parte dos atletas que serão titulares nesta quinta, diante do Grêmio.
O lateral-direito também esteve no Allianz Parque para o Dérbi e acompanhou Aníbal Moreno e Lázaro no campo antes do apito inicial.
Fisicamente, o clube entende que não deve ter preocupações. Mauricio estava jogando pelo Internacional, e Giay pelo San Lorenzo.
E Felipe Anderson, ainda que tenha passado um mês de férias antes de se apresentar no Verdão, treinou individualmente durante esse período e não desfalcou a Lazio em nenhum jogo durante os três anos da última passagem. Foram 151 partidas consecutivas.
Para outras competições, nos casos da Copa do Brasil e Conmebol Libertadores, as restrições estão somente nas regras de uma delas.
Mauricio não pode disputar a Copa do Brasil, porque fez duas partidas pelo Internacional neste ano. O Regulamento Geral da CBF determina que a possibilidade de transferência para outro clube esteja no Regulamento Específico dos torneios e, se não houver citação, será proibido. É o caso da Copa do Brasil.
A Libertadores, por sua vez, passou por uma mudança de regras em 2022 e permite o máximo de dois clubes por edição para cada atleta. A única restrição é que seja em fases diferentes. Giay disputou somente a fase de grupos pelo San Lorenzo, então poderá defender o Palmeiras a partir das oitavas – em que enfrenta o Botafogo, no dia 14 de agosto.
Resumo das regras
Abertura da Janela de Transferências do Brasil: 10 de julhoRodada em que podem atuar no Brasileiro: a partir da 17ª. Todos estarão liberados.Copa do Brasil: Mauricio não poderá atuar. Giay e Felipe Anderson liberados.Libertadores: todos liberados, pela mudança da regra em 2020.
batanews