No São Paulo desde julho, quando chegou como um dos reforços mais estrelados do ano, James Rodríguez ainda não conquistou tanto espaço assim na equipe.
Com apenas nove jogos pelo clube desde quando chegou, James foi reserva em quatro. Além disso, soma um gol e uma assistência.
Porém, segundo as palavras do próprio Dorival Júnior, o principal motivo que justifica o porquê de James Rodríguez ainda não ter se firmado como o esperado no São Paulo diz respeito justamente a confiança e adaptação. Antes de chegar ao Morumbi, o colombiano não entrava em campo desde abril, quando ainda defendia o Olympiacos, da Grécia.
Mas de acordo com o treinador, o meia está buscando sua melhor condição e tentando evoluir. Para Dorival, desenvolver esta confiança ‘não é tão fácil assim’. Além dos poucos jogos, outros fatores também influenciaram esta visão de um desempenho um pouco mais abaixo do jogador.
Contra a LDU, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, James Rodríguez desperdiçou um pênalti na cobrança, e com isso, o Tricolor foi eliminado da competição. Contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, mais uma vez cometeu um erro assim. Em uma penalidade assinada durante a partida, no Morumbi, pediu a responsabilidade da cobrança, mas bateu mal. Entretanto, buscou a redenção neste mesmo jogo e marcou o único gol do time, na derrota por 2 a 1.
Dorival também falou sobre as comparações que são feitas com Lucas Moura. No caso de Lucas, que chegou praticamente junto com James, a adaptação foi diferente. Logo no começo, Lucas Moura – que teve uma passagem no passado pelo São Paulo -, logo assumiu a titularidade no elenco, e inclusive, um papel de líder. Mas como o treinador explicou, era outro contexto, uma vez que Lucas Moura não estava tanto tempo parado e conhecia melhor o futebol brasileiro.
James Rodríguez assinou um contrato com o São Paulo por duas temporadas, até o final de 2025.
BATANEWS