Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Consumir açúcar em excesso destrói o colágeno e acelera o envelhecimento da pele
    Destaque

    Consumir açúcar em excesso destrói o colágeno e acelera o envelhecimento da pele

    BarthimanBarthimanabril 28, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A saúde da pele está associada a uma junção de fatores como genética, hormônios, exposição solar e estilo de vida. A alimentação é um ponto importante quando a discussão é sobre o envelhecimento precoce. O consumo de açúcar é um dos principais vilões nesse sistema, já que contribui com o surgimento de rugas e flacidez.

    Esse processo é chamado de glicação, em que o açúcar em excesso no organismo se liga a proteínas, como colágeno e elastina, formando os chamados produtos finais da glicação avançada (AGEs), explica a dermatologista Thaís Guerreiro, membro da SBD-RESP (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo).

    Dentro do organismo, os AGEs funcionam como uma ‘crosta’ invisível: açúcares como glicose e frutose grudam em proteínas e gorduras (especialmente o colágeno da pele e dos vasos sanguíneos) e, com o tempo, essa ligação se transforma em um composto endurecido, como uma caramelização interna.

    Dessa forma, os AGEs aceleram o aparecimento precoce de rugas e flacidez. Além disso, esse processo prejudica a neocolagênese (produção de novas fibras de colágeno) e resulta em uma pele mais fina e com menor sustentação.

    A dermatologista Thaís Guerreiro também explica que o excesso de açúcar no organismo promove um ambiente inflamatório generalizado e aumenta a produção de radicais livres, acelerando o processo de envelhecimento cutâneo por meio do estresse oxidativo, o que prejudica a saúde e aparência da pele de forma abrangente.

    Esse acúmulo de açúcar atrapalha a renovação celular da pele, desacelerando a substituição natural das células ‘favorecendo o acúmulo de células mortas na superfície e dando lugar a uma pele mais áspera e ressecada’, diz a farmacêutica e bioquímica Patrícia França, gestora científica da empresa Biotec Dermocosméticos.

    A glicação não apenas compromete a textura da pele, tornando-a mais áspera e desidratada, mas também contribui para o aparecimento de alterações pigmentares como o melasma, intensificando os sinais visíveis de envelhecimento.

    ‘Esse processo começa a afetar o organismo ainda na juventude, mas seus efeitos se intensificam a partir dos 30 anos’, completa a dermatologista. ‘Pessoas com dietas ricas em açúcar, carboidratos refinados, ou com resistência à insulina/diabetes tendem a sofrer mais com os efeitos precoces da glicação, mesmo antes dos 30 anos.’

    A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o consumo de açúcares adicionados —como os presentes em doces, refrigerantes e alimentos industrializados— não ultrapasse 5% a 10% do total de calorias ingeridas diariamente.

    A margem é de aproximadamente 25 gramas (cerca de 6 colheres de chá) para mulheres e 35 gramas (cerca de 9 colheres de chá) para homens. ‘Esse limite inclui açúcares refinados e presentes em alimentos processados, mas não se aplica a açúcares naturais encontrados em frutas e vegetais’, afirma a dermatologista.

    ‘Embora esse processo aconteça em silêncio, a glicação deixa marcas visíveis na pele’, afirma a farmacêutica e bioquímica Patrícia França. Em termos simples:

    sua pele perde o brilho natural e fica com aparência opaca e cansada,

    surgem rugas mais profundas antes do tempo,

    a pele fica mais flácida porque as fibras perdem elasticidade e ficam rígidas,

    manchas na pele, como o melasma, podem piorar porque a glicação aumenta a inflamação e estimula a produção do pigmento que dá cor à pele (melanina).

    A farmacêutica cita que existem tratamentos específicos: produtos como alistin (para uso na pele, manipulado em farmácias de manipulação) e glycoxil (em cápsulas, vendido sob prescrição médica) ajudam a impedir e até reverter o processo em que o açúcar danifica as proteínas da pele.

    A Nivea lançou um produto especificamente formulado para combater os efeitos da glicação cutânea com um ativo patenteado, o Glycostop.

    O ativo, que está no Sérum Facial Q10 Dual Action, é o resultado de uma década de pesquisa e 1.700 ativos testados. ‘O produto foi testado em todos os tons e tipos de pele para assegurar sua eficácia e segurança’, explica Marília Zanoli, diretora de marketing da marca alemã.

    Entre os procedimentos realizados por profissionais, há o laser fracionado e o microagulhamento, que estimulam a renovação da pele e a produção de colágeno novo. Os peelings químicos melhoram o tom e a textura da pele, enquanto bioestimuladores injetáveis intensificam a produção natural de colágeno.

    Para casos menos graves, tratamentos com luz pulsada e radiofrequência também são eficazes. A combinação desses tratamentos sob orientação de um dermatologista oferece resultados melhores, não apenas melhorando a aparência, mas também restaurando a saúde da pele em profundidade.

    destaque

    Leia também

    ALEMS aprova projeto que autoriza empréstimo de até R$ 950 milhões

    novembro 11, 2025

    Estudo diz que café reduz risco de recorrência de arritmia cardíaca

    novembro 11, 2025

    Prefeitura de Nova Andradina abre processos seletivos para contratação de profissionais da Saúde

    novembro 11, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    ALEMS aprova projeto que autoriza empréstimo de até R$ 950 milhões

    novembro 11, 2025

    Os deputados votaram três projetos na manhã desta terça-feira (11), durante a sessão ordinária da…

    Estudo diz que café reduz risco de recorrência de arritmia cardíaca

    novembro 11, 2025

    Prefeitura de Nova Andradina abre processos seletivos para contratação de profissionais da Saúde

    novembro 11, 2025

    Mato Grosso do Sul está na ‘rota’ de possíveis tornados do Brasil

    novembro 11, 2025

    Zé Teixeira solicita recursos para hospitais de Dourados e Maracaju

    novembro 11, 2025

    Motociclista é socorrido pelos bombeiros após acidente em Nova Andradina

    novembro 11, 2025

    Brasileirão pode ter seis times com gramado sintético em 2026.

    novembro 11, 2025

    Deputado Zé Teixeira cobra melhorias para distritos e assentamentos

    novembro 11, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo