O Corinthians segue em situação delicada no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Timão perdeu por 1 a 0 para o Fortaleza, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), pela 24ª rodada do torneio. Os visitantes desperdiçaram chances claras, com Pedro Raul e Yuri Alberto, e viram Yago Pikachu ir às redes.
Com o resultado, o Alvinegro segue na zona de rebaixamento, na 18ª colocação, com 20 pontos, dois a menos que o Fluminense, que é o primeiro fora do Z4 e tem um jogo a menos. Já o Leão assumiu a liderança da competição, com 48, um a menos que o Botafogo.
O Corinthians volta a campo na quinta-feira (29/08), às 20 horas (de Brasília), quando visita o Juventude pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O próximo compromisso do Timão pela Série A é no domingo (01/09), contra o Flamengo, às 16 horas, na Neo Química Arena, pela 25ª rodada.
O Fortaleza, por sua vez, encara o Botafogo no sábado (31/08), às 21 horas, no Estádio Nilton Santos, em duelo direto pela liderança da liga nacional.
O jogo
O primeiro tempo foi bem morno na Arena Castelão, com as duas equipes se estudando bastante, cometendo muitas faltas e criando poucas chances no setor ofensivo.
A primeira chegada mais aguda foi dos visitantes. Com 22 minutos, Matheus Bidu foi lançado na esquerda e cruzou para Pedro Raul. Sem marcação, o atacante não conseguiu pegar em cheio na bola e errou o alvo.
A resposta dos mandantes foi aos 41. Yago Pikachu foi acionado na área e finalizou de primeira, mas sem força, pelo lado. Na sequência, Felipe Jonatan arriscou da entrada da área e parou em Hugo Souza.
2º tempo
Na volta do intervalo, o Corinthians teve uma chance de ouro de abrir o placar. Com três minutos, Yuri Alberto, que havia acabado de entrar, recebeu grande lançamento de Charles e saiu cara a cara com o goleiro. O atacante, contudo, se enrolou com a bola e perdeu a posse para João Ricardo.
Instantes depois, Romero recebeu bom toque de Coronado dentro da área e concluiu, sem força, para a defesa tranquila do arqueiro.
O Fortaleza assustou aos oito. Após cobrança de falta, Pikachu dominou na segunda trave e lançou para o meio da área. Kuscevic subiu no terceiro andar e cabeceou nas mãos de Hugo.
Já aos 16, o árbitro chegou a marcar pênalti para o Fortaleza, após dividida de Cacá com Lucero na área. Felipe Fernandes de Lima, contudo, foi chamado para rever o lance no VAR e anulou a penalidade ao entender que o zagueiro alvinegro tocou primeiro na bola.
10 minutos depois, Moisés dominou na entrada da área, cortou para a direita e buscou o arremate colocado, sem direção.
No lance seguinte, o Corinthians quase abriu o placar. Yuri Alberto aproveitou o passe de Garro, ganhou na corrida de dois rivais e tocou na saída de João Ricardo. A bola até passou pelo goleiro, mas Cardona apareceu para tirar em cima da linha.
Instantes depois, o camisa 9 teve mais uma chance. Desta vez, ele recebeu passe açucarado de Coronado e finalizou prensado. A bola desviou na marcação e passou raspando a trave.
E as oportunidades perdidas custaram caro. Com 31 minutos, o Fortaleza inaugurou o marcador. Moisés fez linda jogada individual e deixou para Lucero na esquerda. O atacante aproveitou a saída de Hugo Souza e rolou para o meio. Pikachu, então, encheu o pé e saiu para o abraço.
Aos 41, quase saiu o segundo. Em rápido contra-ataque após vacilo de Matheuzinho, deixou na medida para Kayzer, que soltou o pé e viu Hugo Souza fazer ótima defesa.
Do outro lado, o Corinthians se lançou todo ao ataque em busca de um gol salvador, mas nada foi suficiente para evitar a derrota na capital cearense. A melhor chance foi aos 49, com Giovane, que parou em João Ricardo. Do outro lado, o Leão até chegou a marcar o segundo, mas foi anulado por impedimento.