Quantas carências o Corinthians tem para 2024?
A dois dias das eleições que vão definir o futuro presidente que comandará o clube no triênio 2024/25/26, o ge traz um raio-x do elenco e mostra quais são as posições em que Mano Menezes pode estar de olho para reforços.
Atualmente, há nove jogadores em fim de contrato com o Timão. A decisão de renovar ou liberar os jogadores trará impactos financeiros e técnicos para o grupo, que precisará ser reforçado em 2024.
Ao desconsiderar os jogadores em fim de contrato, o Corinthians conta com pouco mais de 20 jogadores para o ano que vem. O número leva em conta jovens da base que têm frequentado o CT. Há a possiblidade, claro, de alguns nomes deixaram o clube em negociações, aumentando as mudanças.
Veja como está o Timão, posição por posição, para a próxima temporada:
GOLEIROS
Ídolo maior do elenco corintiano, Cássio completará 36 anos em junho do ano que vem. Com contrato até o fim de 2024, vai para a sua 13ª temporada como jogador do Timão. E embora receba questionamento de parte da torcida, faz uma temporada muito decisiva, com defesas importantes no tempo normal e em disputas de pênaltis. Com 63 jogos, foi quem mais jogou no Timão na temporada.
Abaixo de Cássio na hierarquia alvinegra está Carlos Miguel, que completou 25 anos em outubro. Tem contrato até o fim do ano de 2025, mas suas boas atuações neste ano já despertaram o interesse de vários clubes brasileiros. Fez oito jogos no ano, não perdeu nenhum e virou queridinho da torcida.
Como terceiro goleiro, o Corinthians conta com Matheus Donelli, que em maio completará 22 anos. Neste mês, participou da conquista do Pan-Americano com a seleção brasileira sub-23 em Santiago, no Chile. Tem contrato até 5 de janeiro de 2025 e possui bom mercado em países da Europa.
A partir de janeiro, o Timão deve contar ainda com a volta de Ivan, cedido ao Vasco. O jogador, que fará 27 anos em fevereiro, não se firmou na Colina e pode ser reintegrado – ou negociado mais uma vez.
LATERAIS
Aqui o Corinthians tem um problema. Na esquerda, Fábio Santos vai se aposentar, aos 38 anos. O reserva é Matheus Bidu, que fará 25 anos em maio e tem contrato até o fim de 2025. Com claros problemas defensivos, o jogador tem ganhado atenção especial de Mano Menezes, que vê o jogador como um ala para momentos de mudança de esquema (3-5-2, por exemplo).
Há, porém, uma busca da comissão técnica por outros nomes para o setor. Um deles deve ser oficializado nos próximos dias como o primeiro reforço para 2024: o lateral-esquerdo Hugo, do Goiás. As buscas por um jogador de maior nome, para ser titular, continuam.
Na direita, Fagner segue começará sua décima primeira temporada como titular. O jogador, que completará 35 anos em junho, tem contrato até o fim do ano que vem e deve seguir no elenco. Com problemas físicos neste ano, não conseguiu ter uma grande performance, levando muitos cartões.
Assim, é urgente a necessidade de opções no elenco. E isso passa também por duas indefinições: a do zagueiro Bruno Méndez, improvisado como lateral em vários jogos de 2023, mas que ainda não renovou o contrato que acaba dia em 31 de dezembro; e a de Rafael Ramos, que tem contrato até o meio do ano que vem, mas que não tem sido utilizado. Léo Maná, de 19 anos, ainda não convenceu.
ZAGUEIROS
Além de Bruno Méndez, o Corinthians conta com outro zagueiro em fim de vínculo: Gil, de 36 anos. Com 58 jogos no ano e gols importantes, é possível que ele ganhe uma renovação.
Além deles, o elenco conta com outros dois nomes: Lucas Veríssimo, emprestado pelo Benfica, de Portugal, até a metade do ano que vem; e Caetano, de 24 anos e que tem contrato até o fim do ano que vem. João Pedro Tchoca, de 19 anos, tem treinado diariamente no CT.
MEIO-CAMPISTAS
Neste setor, há muitas indefinições e muitos jovens jogadores a fim de despontar. Mais experientes, Renato Augusto e Giuliano têm contrato até 31 de dezembro e aguardam as definições do clube para saber se vão renovar. Cantillo e Ruan Oliveira, também em fim de vínculo, são outros que podem sair.
Dos atletas com contrato até o fim do ano, há dois casos especiais: o de Paulinho, que completará 36 anos em julho e que ganhará renovação contratual para poder tratar sua lesão no Corinthians; e o de Maycon, emprestado pelo Shakhtar Donetsk e que, para ficar, precisará ser comprado.
Os demais do setor têm contratos mais longos. São os casos de Fausto Vera (23 anos, contrato até 30 de junho de 2026); Matías Rojas (28 anos, contrato até 1º de julho de 2027); Roni (24 anos, contrato até o fim de 2024); Matheus Araújo (21 anos, contrato até o fim de 2024); Guilherme Biro (19 anos, contrato até o fim de 2027) e Gabriel Moscardo (18 anos, contrato até 12 de julho de 2026).
ATACANTES
Yuri Alberto é o grande nome do Corinthians para o ataque em 2024. Aos 22 anos, tem contrato longo com o Timão, até o fim de 2027, e viverá sua terceira temporada no clube no ano que vem.
O elenco conta ainda com Ángel Romero, que tem completa 32 anos em julho e tem contrato até o fim de 2024, e com Gustavo Mosquito, já renovado até o meio de 2026.
Os demais nomes são todos jovens: Felipe Augusto (19 anos, com contrato até 30 de abril de 2026), Wesley (18 anos, com contrato até 31 de agosto de 2027) e Giovane (19 anos, com contrato até 31 de julho de 2025).
Pedro seguirá para o Zenit, da Rússia, no início do Paulistão. O jogador, que atinge a maioridade no dia 5 de fevereiro, provavelmente nem deve ser utilizado pelo Timão no ano que vem.
BATANEWS