O candidato à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB) entrou com uma ação pedindo indenização por danos morais contra o também postulante às eleições Pablo Marçal (PRTB). O valor requerido é de R$ 100 mil reais.
A campanha de Datena tem como objeto da ação uma live feita por Marçal após o debate realizado na TV Cultura, em que o pessedebista atingiu o adversário com umA cadeirada. Segundo a defesa do peessedebista, Marçal cometeu gordofobia em suas declarações, além de ter contribuído para uma queda no desempenho de Datena nas eleições.
“O cara, um comedor de açúcar daquele tamanho, ele é mais lento que um bicho-preguiça. Imagina um homem dessa categoria, desregulado, agressor de mulheres, assediador sexual. Por que ele […] por que ele foi pra cima de mim? Porque o dinheiro dele comprou o silêncio da menina”, disse Marçal em uma live reproduzida em suas redes sociais, enquanto recebia atendimento médico no hospital Sírio-Libanês, no dia 16 de setembro.
No documento, os advogados de Datena estimam que 90 mil pessoas tenham assistido à live no pico de sua audiência.
“Não tem como auferir, de forma exata, quanto perdeu nas pesquisas o candidato autor ‘Datena’ após as narrativas discriminatórias e acusatórias do requerido ‘Marçal’, mas se sabe o quanto estas ofensas causaram dano moral à sua personalidade, uma vez que, não ganhando as eleições, há uma carreira a ser mantida e uma família para sustentar”, seguiu a defesa.
A ação pede indenização com base no Estatuto do Idoso e pede prioridade no trâmite da ação e no protocolo de julgamento do caso.
batanews