São Paulo chega aos 470 anos. Nasceu em 1554, por obra de Anchieta, o jesuíta das Canárias, e chega a 2024 com uma longa história, que transformou gradativamente a cidade em cosmopolita, atingiu auges e agora, a maior da América Latina, é a visível metrópole, repleta de grandes atrações e problemas.
Na longa viagem pelo túnel do tempo, encontramos as mais variadas situações, que incluíram as perseguições do ditador Getúlio Vargas, provocando a revolução constitucionalista de 1932 e nesse caminho criando várias facetas. É, entre outros, o caso da segurança pública.
Os nostálgicos tempos antigos provocam, em termos específicos de segurança, algumas saudades. Uma delas era a ausência de insegurança, a tranquilidade em andar pelas ruas e a inexistência de criminosos violentos.





