Nova Andradina teve uma denúncia registrada no aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, na primeira semana da campanha eleitoral de 2026. O município está entre as sete cidades de Mato Grosso do Sul que tiveram reclamações cadastradas na ferramenta desde o início da campanha, em 16 de agosto.
Ao todo, foram registradas 16 denúncias no Estado. Campo Grande concentrou nove casos e Dourados teve dois. Além de Nova Andradina, Ivinhema, Jardim, Miranda e Três Lagoas registraram uma denúncia cada.
O levantamento aponta que o uso de bens públicos foi o tipo de irregularidade mais citado. Também houve registros relacionados a outdoors e outdoors eletrônicos, propaganda na internet, comícios e distribuição de material gráfico.
Segundo o balanço divulgado pela Justiça Eleitoral, a denúncia registrada em Nova Andradina está relacionada a outdoors e outdoors eletrônicos.
O registro, porém, não significa que uma irregularidade tenha sido comprovada. O Pardal recebe informações dos eleitores, que passam por análise antes da definição das providências cabíveis.
Em todo o Estado, 11 das 16 denúncias já haviam sido encaminhadas para abertura de procedimento. Outras três permaneciam em andamento e duas foram arquivadas.
Como funciona
O aplicativo Pardal permite que eleitores comuniquem à Justiça Eleitoral possíveis irregularidades em propagandas eleitorais. Para registrar uma reclamação, é necessário informar dados pessoais, descrever o fato e indicar o local da ocorrência.
O eleitor também pode anexar fotos, vídeos, áudios, documentos ou capturas de tela que ajudem na apuração.
A denúncia pode resultar na abertura de um procedimento ou, dependendo do caso, ser encerrada no próprio sistema. Situações mais graves podem ser encaminhadas para análise judicial.
O eleitor pode acompanhar o andamento do registro por meio do número de protocolo gerado pelo aplicativo ou pelo endereço eletrônico enviado pelo sistema.
fonte novanews




