fullbanner-APROVADO-PROUEMS-728X90px
728x90-Consciencia-negra
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Deputados ouvem demandas para reformulação do projeto sobre a pesca
    Destaque

    Deputados ouvem demandas para reformulação do projeto sobre a pesca

    BarthimanBarthimanmarço 12, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Como parte do processo de construção de uma legislação de pesca de Mato Grosso do Sul, o deputado Neno Razuk (PL) e outros parlamentares receberam demandas de representantes da pesca profissional, esportiva e amadora, durante encontro realizado na tarde desta terça-feira (11) na sala de reuniões da Presidência, na Assembleia Legislativa (ALEMS). As reinvindicações serão consideradas para reformulação do Projeto de Lei 275/2024, de autoria de Neno Razuk e coautoria do deputado Coronel David (PL). Deputado Neno Razuk é o autor do projeto de lei

    A reunião, presidida pelo deputado Neno Razuk, contou com a presença dos parlamentares Zeca do PT, Gleice Jane (PT), João Henrique (PL) e Coronel David. Também participaram representantes de entidades ligadas à cadeia produtiva da pesca de diversos municípios, sobretudo os que integram a bacia do rio Paraguai.

    O Projeto de Lei 275/2024, com as emendas até então protocoladas na ALEMS, proíbe por cinco anos o transporte, o armazenamento e a comercialização de algumas espécies de peixes. Na reunião, Neno Razuk informou que já fez alterações, a serem adicionadas à proposta, que levam em conta as discussões ocorridas na audiência pública, realizada no dia 21 de fevereiro (veja a matéria).

    Entre as novas propostas, ainda em construção conforme frisou o deputado, está a manutenção da cota mensal de 400 quilos de pescado ao pescador profissional enquanto não houver a sua migração para o trade turístico e/ou para a atividade de psicultura. Nesse esboço, continua proibido o transporte intermunicipal, o que o parlamentar salientou ser um ponto importante do projeto.

    No início da reunião, o deputado Zeca do PT apresentou propostas, a serem debatidas entre os demais parlamentares envolvidos diretamente no processo. Zeca sugeriu que não se faça mais inscrições para novos pescadores profissionais, passando a ser considerada categoria em extinção; permaneça a cota atual de 400 quilos por mês de pescado aos profissionais; seja extinta a nota fiscal individual e que tenha somente a nota por colônia de pescadores. Também propôs que, no caso dos amadores, o peixe seja consumido na beira do rio ou na pousada. E, em se tratando da modalidade esportiva, que continuem valendo as medidas necessárias para a preservação ambiental. Zeca do PT apresentou relação de propostas

    “Ninguém está pensando na categoria A, B, C ou D. Todo mundo está tentando encontrar uma forma de termos mais peixe no rio. E ninguém está querendo deixar em nenhum momento os pescadores desamparados”, afirmou o deputado João Henrique. O deputado também defendeu a necessidade de unificação da legislação. “Que tenhamos uma legislação gradativa, dois, três, cinco anos; mas, o mais rápido possível, tenhamos uma legislação unificada para termos a mesma política pública implementada nos outros estados”, considerou.

    A deputada Gleice Jane, que já apresentou em dezembro passado, duas emendas ao projeto, disse ser essencial contemplar problemas decorrentes das mudanças climáticas e os impactos provocados pela produção agrícola. “A culpa da não preservação não é dos pescadores profissionais”, salientou. “Se o objetivo é, de fato, proteger os rios, precisamos ampliar esse debate”, acrescentou Gleice Jane, reforçando a importância de se ter avaliações técnicas, com contribuições de universidades e outras instituições de pesquisa.

    Entre as demandas apresentadas nesta tarde, está a dos pescadores amadores. O pedido diz respeito a um dos tópicos centrais do projeto: a proibição do transporte intermunicipal de pescado. Pela proposta, o peixe deverá ser consumido dentro do município em que foi pescado.

    A reivindicação apresentada na reunião é que seja permitido o transporte aos amadores, uma vez que muitos desses pescadores querem consumir o peixe em suas casas, mas não residem em municípios nos quais a pesca foi realizada. Uma alternativa, ainda a ser consensuada, é a flexibilização da proibição do transporte intermunicipal aos amadores, estabelecendo rodízios de espécies ou tipos de peixes a serem proibidos.

    O deputado Neno Razuk afirmou, ao fim do encontro, que as demandas foram todas anotadas e serão discutidas em reunião a ser realizada, na próxima semana, entre os parlamentares que participam, diretamente, da construção do projeto. “Vamos sentar com todos esses deputados [Coronel David, João Henrique, Zeca do PT e Gleice Jane] e fazer um esboço”, disse. O resultado dessas discussões será acrescido ao projeto, que, pela estimativa do deputado Neno Razuk, deve seguir para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) em duas semanas.

    destaque

    Leia também

    Exportações de milho de MS têm alta de 149,6 mil toneladas em outubro de 2025

    novembro 17, 2025

    “Um Passeio com Manoel”: concurso premia estudantes da rede pública de Dourados e região

    novembro 17, 2025

    Ancelotti analisa amistoso com Tunísia e anuncia Wesley titular

    novembro 17, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Exportações de milho de MS têm alta de 149,6 mil toneladas em outubro de 2025

    novembro 17, 2025

    As exportações de milho de Mato Grosso do Sul registraram alta de 149,6 mil toneladas,…

    “Um Passeio com Manoel”: concurso premia estudantes da rede pública de Dourados e região

    novembro 17, 2025

    Ancelotti analisa amistoso com Tunísia e anuncia Wesley titular

    novembro 17, 2025

    Brasil e Paraguai retomam em dezembro negociações sobre revisão do Anexo C de Itaipu.

    novembro 17, 2025

    Homem é preso em flagrante por agredir a própria mãe em Batayporã.

    novembro 17, 2025

    Inflação de outubro surpreende e mercado reduz previsão do IPCA para 2025.

    novembro 17, 2025

    Jovem é morto a tiros dentro de residência em Ponta Porã.

    novembro 17, 2025

    Batayporã realiza primeira ‘Aniversarinhada’ com foco em educação ambiental e turismo sustentável

    novembro 17, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo