_BRUNO
JOAO-CARLOS
_DONA-ANA
CAMARA 07 07
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Deputados ouvem demandas para reformulação do projeto sobre a pesca
    Destaque

    Deputados ouvem demandas para reformulação do projeto sobre a pesca

    BarthimanBarthimanmarço 12, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Como parte do processo de construção de uma legislação de pesca de Mato Grosso do Sul, o deputado Neno Razuk (PL) e outros parlamentares receberam demandas de representantes da pesca profissional, esportiva e amadora, durante encontro realizado na tarde desta terça-feira (11) na sala de reuniões da Presidência, na Assembleia Legislativa (ALEMS). As reinvindicações serão consideradas para reformulação do Projeto de Lei 275/2024, de autoria de Neno Razuk e coautoria do deputado Coronel David (PL). Deputado Neno Razuk é o autor do projeto de lei

    A reunião, presidida pelo deputado Neno Razuk, contou com a presença dos parlamentares Zeca do PT, Gleice Jane (PT), João Henrique (PL) e Coronel David. Também participaram representantes de entidades ligadas à cadeia produtiva da pesca de diversos municípios, sobretudo os que integram a bacia do rio Paraguai.

    O Projeto de Lei 275/2024, com as emendas até então protocoladas na ALEMS, proíbe por cinco anos o transporte, o armazenamento e a comercialização de algumas espécies de peixes. Na reunião, Neno Razuk informou que já fez alterações, a serem adicionadas à proposta, que levam em conta as discussões ocorridas na audiência pública, realizada no dia 21 de fevereiro (veja a matéria).

    Entre as novas propostas, ainda em construção conforme frisou o deputado, está a manutenção da cota mensal de 400 quilos de pescado ao pescador profissional enquanto não houver a sua migração para o trade turístico e/ou para a atividade de psicultura. Nesse esboço, continua proibido o transporte intermunicipal, o que o parlamentar salientou ser um ponto importante do projeto.

    No início da reunião, o deputado Zeca do PT apresentou propostas, a serem debatidas entre os demais parlamentares envolvidos diretamente no processo. Zeca sugeriu que não se faça mais inscrições para novos pescadores profissionais, passando a ser considerada categoria em extinção; permaneça a cota atual de 400 quilos por mês de pescado aos profissionais; seja extinta a nota fiscal individual e que tenha somente a nota por colônia de pescadores. Também propôs que, no caso dos amadores, o peixe seja consumido na beira do rio ou na pousada. E, em se tratando da modalidade esportiva, que continuem valendo as medidas necessárias para a preservação ambiental. Zeca do PT apresentou relação de propostas

    “Ninguém está pensando na categoria A, B, C ou D. Todo mundo está tentando encontrar uma forma de termos mais peixe no rio. E ninguém está querendo deixar em nenhum momento os pescadores desamparados”, afirmou o deputado João Henrique. O deputado também defendeu a necessidade de unificação da legislação. “Que tenhamos uma legislação gradativa, dois, três, cinco anos; mas, o mais rápido possível, tenhamos uma legislação unificada para termos a mesma política pública implementada nos outros estados”, considerou.

    A deputada Gleice Jane, que já apresentou em dezembro passado, duas emendas ao projeto, disse ser essencial contemplar problemas decorrentes das mudanças climáticas e os impactos provocados pela produção agrícola. “A culpa da não preservação não é dos pescadores profissionais”, salientou. “Se o objetivo é, de fato, proteger os rios, precisamos ampliar esse debate”, acrescentou Gleice Jane, reforçando a importância de se ter avaliações técnicas, com contribuições de universidades e outras instituições de pesquisa.

    Entre as demandas apresentadas nesta tarde, está a dos pescadores amadores. O pedido diz respeito a um dos tópicos centrais do projeto: a proibição do transporte intermunicipal de pescado. Pela proposta, o peixe deverá ser consumido dentro do município em que foi pescado.

    A reivindicação apresentada na reunião é que seja permitido o transporte aos amadores, uma vez que muitos desses pescadores querem consumir o peixe em suas casas, mas não residem em municípios nos quais a pesca foi realizada. Uma alternativa, ainda a ser consensuada, é a flexibilização da proibição do transporte intermunicipal aos amadores, estabelecendo rodízios de espécies ou tipos de peixes a serem proibidos.

    O deputado Neno Razuk afirmou, ao fim do encontro, que as demandas foram todas anotadas e serão discutidas em reunião a ser realizada, na próxima semana, entre os parlamentares que participam, diretamente, da construção do projeto. “Vamos sentar com todos esses deputados [Coronel David, João Henrique, Zeca do PT e Gleice Jane] e fazer um esboço”, disse. O resultado dessas discussões será acrescido ao projeto, que, pela estimativa do deputado Neno Razuk, deve seguir para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) em duas semanas.

    destaque

    Leia também

    Ônibus escolar é apreendido com mais de 2 toneladas de drogas na fronteira

    julho 9, 2025

    Agressor fica proibição de aproximar da vítima mesmo com consentimento dela

    julho 9, 2025

    Guzerá na carne premium: raças além do angus surpreendem nos cruzamentos

    julho 9, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Ônibus escolar é apreendido com mais de 2 toneladas de drogas na fronteira

    julho 9, 2025

    Um ônibus escolar foi flagrado sendo preparado para o transporte de drogas em uma propriedade…

    Agressor fica proibição de aproximar da vítima mesmo com consentimento dela

    julho 9, 2025

    Guzerá na carne premium: raças além do angus surpreendem nos cruzamentos

    julho 9, 2025

    João Pedro explica pedido de desculpa e diz: ‘Chelsea me paga para fazer gols’

    julho 9, 2025

    Sicredi Centro-Sul MS/BA inaugura nova sede administrativa com estrutura para mais de 200 colaboradores

    julho 9, 2025

    Haddad: Bets ganham uma fortuna, mas mandam o dinheiro para fora do País

    julho 9, 2025

    Quando a cesárea é realmente necessária, segundo a ciência | Letra de Médico

    julho 9, 2025

    MS: Proposta institui política de prevenção ao tabagismo entre adolescentes e jovens

    julho 9, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo