Era dia 29 de novembro de 2003 quando Palmeiras e Botafogo entraram no gramado do Palestra Itália para se enfrentarem em um contexto completamente diferente do que viverão neste sábado, às 13h, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
Há 22 anos, as equipes só queriam se despedir de uma Série B de Brasileirão que marcou uma Era nada animadora para os clubes. As crises e dificuldades financeiras fizeram com que eles fossem rebaixados juntos e subissem com o Palmeiras campeão e o Botafogo vice.
Mais tarde, o Verdão, em 2012, e o Botafogo, em 2014 e 2020, seriam rebaixados novamente.
Mais notícias do Palmeiras: + Veja quanto o clube já faturou com a Copa + Verdão finaliza preparação para pegar o Botafogo
E o último duelo daquela Série B foi justamente entre os clubes. O Palmeiras venceu por 4 a 1 e carimbou o título de forma incontestável.
Mais notícias do Botafogo: + Time teve ter o retorno de Cuiabana contra o Palmeiras + Marlon Freitas aposta na força coletiva do Botafogo
Relembre as escalações daquele duelo:
Palmeiras
Marcos, Baiano, Leonardo, Glauber e Lúcio; Marcinho Guerreiro, Magrão (Corrêa), Élson e Diego Souza (Pedrinho); Edmílson (Muñoz) e Vagner Love Gols: Magrão, Pedrinho e Vágner Love (2x)
Botafogo
Max, Rodrigo Fernandes, Sandro, Edgar e Jorginho Paulista; Fernando, Túlio (Gedeil), Camacho e Almir; Dill e Edvaldo (Daniel) Gol: Almir
Neste sábado, os rivais históricos se enfrentam em um cenário completamente diferente. Se há 22 anos brigavam para subir de divisão, agora disputam uma vaga nas quartas de final de uma Copa do Mundo de Clubes, que reúne as melhores equipes do futebol.
Isso só foi possível devido às mudanças de administrações que ambos sofreram nos últimos anos.
A reconstrução do Palmeiras começou primeiro. Após a segunda queda, em 2012, o Verdão teve uma virada de chave sob o comando do presidente Paulo Nobre, eleito em 2013. Com chegada de patrocinadores e nomes de impacto, como Dudu, o Verdão passou a se acostumar com os títulos.
Nesse período, o clube levantou 14 títulos e se colocou como uma das maiores potências em campo e um dos que mais fatura com venda de jogadores no país.
O Botafogo, por sua vez, teve uma reviravolta no início de 2022, quando vendeu sua SAF por R$ 100 milhões para o norte-americano John Textor. No ano passado, o Fogão conquistou o Campeonato Brasileiro e a Conmebol Libertadores, algo inédito na história do clube.
Nos últimos dois anos, principalmente, Palmeiras e Botafogo protagonizaram grandes disputas e acirraram uma rivalidade.