A eliminação para o São Paulo, na última quarta-feira, atrapalhou ainda mais o Corinthians na busca por uma vaga na Copa do Brasil de 2024. O título do torneio garantiria o Timão na próxima edição da copa nacional.
O novo regulamento da CBF determina que as vagas para a Copa do Brasil sejam determinadas por cada federação e não mais pelo ranking de clubes, como era feito. Apenas os cinco melhores posicionados no Campeonato Paulista deste ano garantiram presença no torneio nacional de 2024, com uma sexta vaga aberta para o campeão da Copa Paulista, disputada por clubes de menos expressão.
No Paulistão, o Corinthians ficou na sexta posição, atrás de Palmeiras, Água Santa, São Bernardo, São Paulo e Red Bull Bragantino. O Alvinegro, na época comandado por Fernando Lázaro, foi eliminado nas quartas de final da competição para o Ituano, na Neo Química Arena.
O Timão ainda pode garantir vaga na Copa do Brasil conquistando a Copa Sul-Americana. A equipe enfrentará o Estudiantes nas quartas de final do torneio e o jogo de ida da eliminatória será nesta próxima terça-feira, na Neo Química Arena.
O Corinthians também pode disputar a copa nacional em 2024 caso se classifique para a Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro. Pelo regulamento, os seis primeiros colocados da liga nacional garantem vaga no torneio continental.
O Alvinegro se encontra na 14ª posição do Brasileirão, com 23 pontos, e não perde há cinco rodadas na liga. O sexto colocado é o Athletico-PR, com 31 unidades.
Por fim, o Corinthians pode garantir seu espaço na próxima Copa do Brasil caso Palmeiras, São Paulo e Red Bull Bragantino disputem a Libertadores de 2024, já que as vagas da FPF seriam repassadas para os remanescentes do Campeonato Paulista.
O Corinthians perdeu para o São Paulo por 2 a 0 no estádio do Morumbi e se despediu da Copa Libertadores. Os gols foram marcados por Wellington Rato e Lucas Moura, ambos no primeiro tempo.
O Tricolor Paulista enfrentará o Flamengo na grande decisão do torneio.