O movimento Legendários viralizou nas redes sociais em abril, depois que o influenciador digital Eliezer publicou sobre sua participação em um dos eventos do movimento. Com o objetivo de alcançar o “ modelo de masculinidade de Jesus ‘, o Legendários chegou ao Brasil em 2017 e já reúne 50 mil integrantes, segundo o grupo.
O movimento começou em 2015 na Guatemala, com 109 participantes. O Legendários conta hoje 110 mil integrantes em todo o mundo, de acordo com o movimento. A matriz fica em Miami (EUA).
O diretor de operações do Legendários Global, Daniel Ferreira, explica que o movimento “ nasce com a convicção de que a verdadeira transformação de um homem acontece quando ele abraça o modelo de masculinidade de Jesus. Estamos focados para que cada homem tenha o seu coração transformado e restaurado ‘. Segundo ele, essa masculinidade busca “formar homens íntegros que impactem de forma positiva suas famílias”.
O manifesto do movimento destaca a importância de pregar a palavra do “ legendário número 1: Jesus Cristo ‘.
“ Decidi acabar com a minha vida limitada, sair da minha zona de conforto, do meu andar à vista, dos meus planos reduzidos, dos meus joelhos fracos, dos meus sonhos sem cor, das minhas visões dóceis, do meu falar mundano, das minhas ações insignificantes e das minhas pequenas metas ‘, prega o manifesto.
Para alcançar esses objetivos, a metodologia do movimento propõe experiências ao ar livre que incluem desafios físicos, como escaladas de montanhas e acampamentos. Além disso, há formação espiritual, com rodas de oração e palestras.
Segundo o diretor Daniel Ferreira, os homens buscam o Legendários porque “ querem ser melhores pais, melhores maridos e melhores líderes ‘. Por isso, não há restrições de religião para participar. “ A gente está mais preocupado verdadeiramente em que esses homens conheçam Jesus de uma forma real do que fazer uma restrição’ , afirma.
Estima-se que o número de integrantes a nível mundial chegue a 140 mil até o final de 2025, declara Ferreira. Ele explica que a expansão do movimento ocorre de forma orgânica, sem auxílio de marketing , só pelo “ poder do testemunho ‘.
Segundo o movimento, 18.944 homens se tornaram legendários só nos primeiros 4 meses de 2025, conforme dados do movimento no Brasil.
Os eventos, chamados de “ tops” , custam aos participantes brasileiros em média de R$ 1.600 a R$ 1.800, a depender da região. Para todo o ano de 2025, cerca de 300 tops estão previstos , a maioria deles no Brasil. Até abril, já ocorreram 72 em cidades brasileiras.
O diretor de operações afirma que cada evento envolve custos altos de produção, por possuírem uma “ infraestrutura complexa e grande ‘. Porém, ele diz que a maior força de trabalho vem da base de voluntários, que “ servem e acompanham outros homens no processo de transformação ‘.