Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Internacionais»Envio de F-16 conduz a “escalada do conflito”, diz Moscovo
    Internacionais

    Envio de F-16 conduz a “escalada do conflito”, diz Moscovo

    FernandoFernandoagosto 21, 2023
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O embaixador da Rússia em Copenhaga condenou, esta segunda-feira (21.08), a decisão da Dinamarca de fornecer caças norte-americanos F-16 à Ucrânia, afirmando que conduz a uma “escalada do conflito”.

    “O facto de a Dinamarca ter decidido doar 19 aviões F-16 à Ucrânia está a conduzir a uma escalada do conflito”, afirmou Vladimir Barbine, citado num comunicado enviado à agência francesa AFP.

    Os aviões prometidos pela Dinamarca serão entregues gradualmente a Kiev: seis no final do ano, oito em 2024 e cinco em 2025, de acordo com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen.

    “Ao esconder-se por detrás da ideia de que a Ucrânia deve ser ela própria a determinar as condições para a paz, a Dinamarca procura, através das suas ações e palavras, deixar a Ucrânia sem outra alternativa que não seja a confrontação militar com a Rússia”, afirmou o diplomata russo.

    Para Vladimir Barbine, “esta decisão empurra a Ucrânia para o abismo e condena o seu povo a novas vítimas”.

    Em declarações, esta segunda-feira, Zelensky disse estar convencido da derrota da Rússia após decisão sobre F-16

    Em declarações, esta segunda-feira, Zelensky disse estar convencido da derrota da Rússia após decisão sobre F-16© Mads Claus Rasmussen/Ritzau Scanpix Foto/AP/dpa/picture alliance

    O ministro da Defesa dinamarquês, Jakob Ellemann-Jensen, rejeitou as críticas de Moscovo e reafirmou que o armamento entregue a Kiev só poderá ser usado em território ucraniano.

    “A entrega de armas é feita na condição de serem utilizadas para expulsar o inimigo do território da Ucrânia. Nada mais do que isso”, afirmou Ellemann-Jensen à imprensa local.

    “São estas as condições, quer se trate de tanques, aviões de combate ou qualquer outra coisa. É essa a mensagem que a Ucrânia vai receber”, acrescentou, segundo a agência espanhola Europa Press.

    Visita de Zelensky

    O anúncio do fornecimento dos F-16 coincidiu com uma visita de Zelensky à Suécia, Países Baixos e Dinamarca.

    A discursar, esta segunda-feira, no parlamento de Copenhaga, o Presidente ucraniano agradeceu aos dinamarqueses a sua ajuda e reafirmou que outras partes da Europa estarão em risco se a Rússia tiver sucesso na invasão da Ucrânia.

    “Todos os vizinhos da Rússia estão ameaçados se a Ucrânia não prevalecer”, disse.

    Carregado: 20.11%

    Hora Atual 0:01
    /
    Duração 2:59

    DW Português
    Alemanha reforça arsenal de guerra da Ucrânia

    0

    Assistir na Exibição

    Zelensky reconheceu que tem sido difícil convencer os aliados ocidentais a aceitar fornecer aviões de combate a Kiev.

    “Hoje, estamos convencidos de que a Rússia vai perder esta guerra”, disse o Presidente ucraniano à multidão reunida perto do parlamento, depois de ter discursado perante os deputados.

    “O mais importante é o que estamos a provar com a nossa vitória, a nossa cooperação. Juntos, estamos a provar que a vida tem valor, que as pessoas são importantes”, acrescentou.

    Por seu lado, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, destacou o apoio quase unânime do país à Ucrânia, que descreveu como “sem precedentes” na política dinamarquesa.

    Volodymyr Zelensky anunciou também que os Países Baixos vão fornecer 42 caças F-16 a Kiev, embora o primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte, se tenha mostrado relutante em dar um número exato.

    Cimeira na Ucrânia?

    Também em declarações, esta segunda-feira, o chefe da diplomacia europeia avançou a existência de “trabalhos em curso” para realizar uma possível cimeira sobre a paz na Ucrânia em território ucraniano. Segundo Josep Borrell, o encontro em causa aconteceria “provavelmente” durante a semana de alto nível da Assembleia-Geral das Nações Unidas, no final de setembro.

    As declarações de Borrell surgem depois de, no início deste mês, o Presidente ucraniano ter dito que esperava que uma cimeira de paz na Ucrânia fosse realizada no outono, após conversações na Arábia Saudita que classificou como um passo em frente para esse objetivo.

    Josep Borrell

    Josep Borrell© Sierakowski/EUC/ROPI/picture alliance

    Já quando questionado na ocasião sobre o envio de caças F-16 para a Ucrânia, Josep Borrell indicou que tal mobilização não resulta de um acordo ao nível europeu, representando antes “decisões bilaterais de vários países que formaram um grupo para coordenar a sua ação”.

    Ainda assim, segundo o alto representante, a UE “certamente” financiará “uma parte” dos custos, se os países promotores o solicitarem.

    Josep Borrell disse ainda estar confiante de que estes F-16 poderão “ser úteis”.

    por:content_author: Lusa

    Leia também

    EUA consideram novas sanções contra Alexandre de Moraes, diz jornal.

    agosto 17, 2026

    Peru comemora Dia da Independência com posse de Keiko Fujimori

    julho 29, 2026

    EUA anunciam tarifa de 12,5% contra o Brasil por trabalho forçado

    julho 24, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

    setembro 17, 2026

    O número de professores do ensino médio com até 24 anos caiu 31,1% entre 2015…

    Nova Andradina reúne profissionais para discutir inovação e tecnologia na construção civil

    setembro 17, 2026

    Milho bate recorde, algodão avança e mandioca coloca MS entre maiores do país

    setembro 17, 2026

    PF investiga 2 anos de desvios de encomendas dos Correios em MS

    setembro 17, 2026

    Criança é atacada por abelhas e motociclista leva mais de 40 picadas ao tentar salvá-la

    setembro 17, 2026

    Carro de mãe e filho executados é encontrado com 6,2 kg de crack

    setembro 17, 2026

    Falsa amiga entregava segredos da colega a grupo que a chantageava na internet

    setembro 17, 2026

    MS é 5º na produção de soja do Brasil e Maracaju retoma liderança estadual

    setembro 17, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo