Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»EUA vão taxar carros importados em 25% a partir desta 5ª feira
    Destaque

    EUA vão taxar carros importados em 25% a partir desta 5ª feira

    BarthimanBarthimanabril 3, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O governo dos Estados Unidos passará a aplicar tarifas de 25% sobre todos os carros importados a partir da meia-noite desta 5ª feira (3.abr.2025). A Casa Branca afirmou em 26 de março que a medida deve resultar “em mais de US$ 100 bilhões’ em arrecadação ao país norte-americano.

    Na ocasião, o presidente Donald Trump (Partido Republicano) assinou um decreto estabelecendo a tarifa. Segundo dados do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), o Brasil só exportou 365 carros para os Estados Unidos no ano passado. Foi menos de 1 automóvel por dia, uma vez que 2024 teve 366 dias por ser ano bissexto.

    Leia o infográfico abaixo com a trajetória dos automóveis brasileiros exportados anualmente para os EUA:

    A soma do volume de carros exportados anualmente também foi pouco expressiva em 2024: atingiu US$ 5,96 milhões. Trata-se de uma queda de 41,7% ante 2023.

    Em outros momentos, o Brasil alcançou valores mais expressivos, como no período de 2000 a 2007. O pico se deu em 2002.

    Leia o infográfico abaixo:

    Há algum tempo, os EUA não estão entre os principais destinos dos carros brasileiros. Países latino-americanos foram os principais compradores em 2024.

    Só a Argentina importou 141.872 veículos brasileiros. É a maior compradora.

    O México vem em seguida, com 60.946 carros adquiridos do Brasil. A Colômbia é a 3ª do ranking (33.536 carros).

    O decreto de 26 de março ampliou a medida já planejada por Trump sobre automóveis. O governo dos EUA pretendia aplicar tarifas a carros do México e do Canadá.

    O presidente norte-americano informou na ocasião que o país começaria com uma taxa básica de 2,5% até aos 25%. Há a expectativa de que peças automotivas passem a ser taxadas a partir de 3 de maio.

    Na 4ª feira (2.abr), Trump também decidiu aplicar uma tarifa recíproca de 10% sobre os produtos brasileiros importados.

    Trump busca, com a medida, ampliar a produção de carros em todo o território norte-americano. Isso porque a norma visa desincentivar a compra de veículos importados por parte dos consumidores, o que levaria a um crescimento da indústria nacional.

    Com isso, quer impulsionar o interesse de montadoras de outros países em estabelecer fábricas nos EUA.

    destaque

    Leia também

    Trump usa acusação criminal como chantagem para reduzir juros, diz FED.

    janeiro 12, 2026

    Prefeitura de Nova Andradina abre inscrições para 100 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

    janeiro 12, 2026

    Pai faz filha de 7 meses refém, ameaça matar bebê e é baleado pela PM

    janeiro 12, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Trump usa acusação criminal como chantagem para reduzir juros, diz FED.

    janeiro 12, 2026

    O presidente do Federal Reserve (FED) dos Estados Unidos (EUA), Jerome Powell, acusou o presidente…

    Prefeitura de Nova Andradina abre inscrições para 100 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

    janeiro 12, 2026

    Pai faz filha de 7 meses refém, ameaça matar bebê e é baleado pela PM

    janeiro 12, 2026

    Copinha hoje: Corinthians, Santos, Cruzeiro e Vasco jogam 2ª fase; veja onde assistir

    janeiro 12, 2026

    São Paulo oficializa a contratação de Dória com contrato até 2027

    janeiro 12, 2026

    Inmet emite alerta de chuva intensa para MS

    janeiro 12, 2026

    Homem de 44 anos é esfaqueado no pescoço após desentendimento em Dourados

    janeiro 12, 2026

    Carga de mercadorias estrangeiras é apreendida em residência durante operação da PF

    janeiro 12, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo