728x90-Dia-das-Mães-CMNA
PREF 01
PREF 02
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Experiência em obras e em gestão garante recondução de Hashioka à Comissão da Alems
    Destaque

    Experiência em obras e em gestão garante recondução de Hashioka à Comissão da Alems

    BarthimanBarthimanmarço 11, 2026
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) foi reconduzido à presidência da Comissão Permanente de Serviços Públicos, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). A confirmação do parlamentar no comando do colegiado consta na ata da eleição, publicada no Diário Oficial da Casa.
    Responsável por analisar propostas relacionadas aos serviços públicos da administração estadual – tanto direta quanto indireta, incluindo fundações – a comissão exerce papel estratégico antes que matérias sejam apreciadas em Plenário. Também passam por seu crivo temas ligados ao regime jurídico dos servidores civis e militares, ativos e inativos, além de políticas salariais e ações voltadas à formação e ao aperfeiçoamento de recursos humanos.
    Entre as atribuições do colegiado estão ainda a avaliação da qualidade da prestação dos serviços públicos, o aprimoramento desses serviços e a análise de assuntos relacionados aos sistemas estatístico, cartográfico e demográfico do Estado.
    A permanência de Hashioka na presidência é consonante com sua trajetória profissional. Engenheiro civil, o parlamentar acumulou ampla experiência na área de infraestrutura e na gestão pública, especialmente em obras viárias e administração estadual. Ao longo de cerca de 20 anos, esteve à frente de projetos rodoviários que interligaram municípios das regiões do Vale do Ivinhema, Dourados e Três Lagoas, quando atuava no antigo Departamento de Estradas de Rodagem (Dersul).
    Sua atuação também inclui passagens por cargos de destaque no Executivo estadual, como diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems), diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), secretário de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) e secretário de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
    Ao comentar a recondução, Hashioka agradeceu a confiança dos colegas parlamentares e destacou a possibilidade de contribuir tecnicamente com os trabalhos do grupo técnico. “A ligação direta da comissão com minha área de formação permite ampliar a colaboração da Assembleia para o desenvolvimento do Estado”.
    O deputado ressaltou ainda o peso da comissão no atual cenário sul-mato-grossense, marcado por crescimento econômico e expansão de empreendimentos. Para Hashioka, o avanço do Estado exige investimentos contínuos em logística, com a implantação de eixos rodoviários capazes de atender o escoamento da produção agrícola, da pecuária, do setor sucroalcooleiro e do polo de celulose em implantação, além de projetos estruturantes como a Rota Bioceânica, que deverá passar por análises no âmbito da comissão.
    Sobre as Comissões – A Casa de Leis possui 16 comissões permanentes que têm a competência de discutir, analisar, votar e emitir parecer às matérias e proposições em movimentação pela Alems. Cabe ainda às comissões permanentes a realização de audiências públicas com entidades organizadas da sociedade civil.
    O parlamentar faz parte, como membro titular, de mais quatro comissões. São elas, a Comissão de Finanças e Orçamento; de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos; de Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Segurança Pública e Defesa Social.

    destaque

    Leia também

    Pela 1ª vez: Exportações aos EUA são menos que 10% do que o Brasil exporta

    abril 30, 2026

    Corte na adubação no fim do ciclo reduz potencial produtivo do milho safrinha

    abril 30, 2026

    Entenda por que crianças não devem fazer dieta

    abril 30, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Pela 1ª vez: Exportações aos EUA são menos que 10% do que o Brasil exporta

    abril 30, 2026

    O equívoco do governo Trump de tratar o Brasil com simplicidade, quando o País nunca…

    Corte na adubação no fim do ciclo reduz potencial produtivo do milho safrinha

    abril 30, 2026

    Entenda por que crianças não devem fazer dieta

    abril 30, 2026

    Mulher é presa por tráfico e extorsão de usuários em Bataguassu

    abril 30, 2026

    Antony fala sobre CR7 no United, idolatria por Neymar e sonho da Copa

    abril 30, 2026

    O segredo guardado há 20 anos do comercial de Ronaldinho Gaúcho que mudou a internet

    abril 30, 2026

    Ivinhema – Jovem que sofreu grave acidente de moto morre em hospital de Dourados

    abril 30, 2026

    Educadores são homenageados por conquista inédita do Selo Ouro da alfabetização

    abril 30, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo