Plantação de algodão – foto Divulgação
Asafra de algodãoneste ano obrigou a companhia de navegação Maersk a enviar mais navios para a costa brasileira a fim de garantir o escoamento da produção destinada à exportação. A maioria dessas embarcações extras chegou aoPorto de Santos, o principal ponto de saída da commodity.
A qualidade da pluma dasafranacional 2022/2023 colaborou com o interesse do mercado externo. O Brasil é o segundo maior exportador do produto no mundo. O primeiro colocado está com opódio ameaçado, devido à seca e ao calor no estado americano do Texas, principal produtor.
A previsão do setor é fechar 2023 com 1,4 milhão de toneladas exportadas —a produção total deverá chegar a 3 milhões.
Na avaliação da presidente da Maersk para a Costa Leste daAmérica do Sul, Karin Schönner, o algodão terá destaque nabalança comercialdo segundo semestre.
Os negócios no setor devem ajudar a melhorar o resultado das exportações brasileiras, apesar do clima de incerteza com a situação política naArgentinae com a demanda enfraquecida deEstados Unidose Europa.
O primeiro semestre, diz Karin, foi ‘calmo e tranquilo’, afetado por certa cautela em toda a cadeia, passando pelo consumidor final, pelo varejo e pela indústria. O ritmo mais lento dos negócios levou ao aumento nos estoques.
Somente para Estados Unidos eCanadá, a queda nas exportações foi de 18,8% no primeiro semestre, na comparação com o ano anterior. Com oMercosul, a queda foi de 33,8%.
Os estoques altoslevaram a Maersk a entrar em um novo negócio, a armazenagem de curto prazo, na qual converteu contêineres em depósitos para desafogar os galpões de seus clientes.
Segundo Karin, o serviço integra a estratégia da empresa de oferecer serviços integrados. Isso ocorre também no transporte do algodão: o produto vai para o terminal logístico do grupo em Rondonópolis (MT) e, de lá, é embarcado até Santos.
Os operadores marítimos que atuam no Brasil estão na expectativa de sentar com o novo ministro de Portos e Aeroportos para discutir acapacidade dos terminais portuários brasileiros. Nos períodos de pico do escoamento da safra de grãos são comuns os relatos de engarrafamento de caminhões e mesmo de navios.
Silvio Costa Filho assumiu a pasta no dia 13 de setembro.Ele descartou a privatização do terminal de Santos, mas afirmou que há possibilidade de o governo promover parceiras com a iniciativa privada para a melhoria dos terminais (Folha, 26/9/23)
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