Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Falta de chuva em algumas regiões atrasa semeadura da soja e do milho
    Destaque

    Falta de chuva em algumas regiões atrasa semeadura da soja e do milho

    BarthimanBarthimannovembro 24, 2023
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A semeadura da soja começou em outubro passado no Oeste da Bahia e atingiu 39% da área total destinada ao plantio dessa oleaginosa na safra 2023/24, segundo a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O ritmo é lento em relação ao mesmo período de 2022, e o motivo é a falta de chuvas que afeta grande parte do Brasil, obrigando os produtores a desacelerar ou interromper o plantio.

    O mesmo cenário é observado no andamento do plantio do milho de verão no oeste da Bahia. As informações são da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia. Até o momento foram plantados cerca de 30 mil hectares, representando 27,5% da área total estimada. Assim como as áreas de soja, o milho enfrenta as mesmas adversidades.

    Para a atual safra, há previsão de aumento de 7,5% na área semeada de soja em relação ao ano passado, o que deve levar a Bahia a ter 2 milhões de hectares plantados exclusivamente para esse grão. A produção também deverá crescer 7,5%, ultrapassando 8 milhões de toneladas. No caso do milho, o cenário é inverso, com redução de 39% na área plantada e queda de 15% na produção.

    O clima é uma variável considerável no ritmo de semeadura, afirma o diretor executivo da Aiba, Alan Malinski. Na semana passada, houve uma redução efetiva da atividade em algumas áreas. Além disso, há replantio pontual em zonas com má distribuição de chuvas. Estima-se que cerca de 4% da área tenha necessitado de replantio.

    No entanto, Malinski destaca que há regiões onde não houve impactos negativos e a atividade foi retomada ou está em fase de conclusão, com base em indicadores de precipitação e umidade do solo.

    BATANEWS

    Leia também

    Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

    setembro 17, 2026

    Nova Andradina reúne profissionais para discutir inovação e tecnologia na construção civil

    setembro 17, 2026

    Milho bate recorde, algodão avança e mandioca coloca MS entre maiores do país

    setembro 17, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

    setembro 17, 2026

    O número de professores do ensino médio com até 24 anos caiu 31,1% entre 2015…

    Nova Andradina reúne profissionais para discutir inovação e tecnologia na construção civil

    setembro 17, 2026

    Milho bate recorde, algodão avança e mandioca coloca MS entre maiores do país

    setembro 17, 2026

    PF investiga 2 anos de desvios de encomendas dos Correios em MS

    setembro 17, 2026

    Criança é atacada por abelhas e motociclista leva mais de 40 picadas ao tentar salvá-la

    setembro 17, 2026

    Carro de mãe e filho executados é encontrado com 6,2 kg de crack

    setembro 17, 2026

    Falsa amiga entregava segredos da colega a grupo que a chantageava na internet

    setembro 17, 2026

    MS é 5º na produção de soja do Brasil e Maracaju retoma liderança estadual

    setembro 17, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo