O Atlético-MG está na decisão da Conmebol Libertadores após eliminar o River Plate. O time já tinha vaga assegurada na final da Copa do Brasil, após superar o Vasco. Duas finais dessas copas garantidas na mesma temporada. Feito raro no Brasil. O Galo do técnico Gabriel Milito, com cara de time copeiro, se junta a Flamengo, Palmeiras e Grêmio, até então únicos com essa façanha.
Mais notícias do AtléticoContratações do Atlético: veja quem chega, quem fica e quem saiBastidores da classificação: Deyverson pleno, banho em Milito e festaEverson relata “catimba” do River com terço e até garrafas
Apenas esses três clubes haviam conseguido chegar às finais da Copa do Brasil e da Libertadores na mesma temporada. O Atlético entrou para o seleto grupo após vencer o River por 3 a 0, no jogo de ida, em BH, e confirmar a classificação nessa terça, com empate sem gols com os argentinos, em Buenos Aires.
O primeiro time a jogar as duas finais em uma mesma temporada foi o Grêmio, em 1995, que tinha Luiz Felipe Scolari no comando. Decidiu (e ganhou) a Libertadores contra Atlético Nacional, da Colômbia. Na Copa do Brasil, o time de Felipão ficou com o vice-campeonato, frente ao Corinthians.
Em 2020, com as decisões sendo disputadas em 2021, o Palmeiras, dirigido por Abel Ferreira, ganhou as duas. Superou o Grêmio na Copa do Brasil e o Santos na Libertadores.
Por fim, em 2022, o Flamengo, que tinha como treinador Dorival Júnior, atual técnico da Seleção, chegou às duas finais, sendo campeão da Libertadores em cima do Athletico-PR e da Copa do Brasil sobre o Corinthians.
Agora, o Atlético vai enfrentar o Flamengo na decisão da Copa do Brasil, com o jogo de ida sendo disputado no próximo sábado, no Maracanã. A volta será dia 10 na Arena MRV. O adversário na final da Libertadores será o Botafogo, com confronto único dia 30 de novembro, em Buenos Aires.
batanews