na_refis_728x90p
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»General que teria se oposto a plano de golpe nega ser informante de Moraes
    Destaque

    General que teria se oposto a plano de golpe nega ser informante de Moraes

    BarthimanBarthimandezembro 6, 2024
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O general Valério Stumpf Trindade, que já ocupou o cargo de chefe do Estado-Maior do Exército, se manifestou em relação às acusações de que seria um “informante” do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele se defendeu, afirmando que foi alvo de ataques por cumprir seu dever e expressou seu orgulho em ter atuado em defesa da democracia.

    ”Fui vítima de ataques por cumprir a minha obrigação”, declarou Stumpf, em entrevista ao Metrópoles nesta quinta-feira, 5 “. Defendi a democracia em tempos complexos. Tenho orgulho de ter agido de forma leal ao comandante do Exército e ao Exército Brasileiro.”. As ameaças que recebeu começaram como uma forma de pressão para que se juntasse a um golpe e, após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, evoluíram para acusações de que ele teria facilitado a transição de poder.

    Mensagens trocadas entre coronéis revelaram que fotos de generais que se opunham ao golpe, incluindo Stumpf, foram enviadas com incitações a ações contra eles. O general negou ser informante de Moraes, esclarecendo que seu contato com o Tribunal Superior Eleitoral tinha caráter institucional, com o objetivo de garantir a segurança das urnas eletrônicas. Atualmente na reserva, Stumpf reafirmou seu compromisso com a defesa da democracia e destacou que suas ações estavam em consonância com o Alto Comando do Exército.

    Este último manifestou insatisfação com as campanhas de difamação, considerando-as um ataque à instituição militar. A investigação em curso revelou que a articulação para o golpe teve início antes do segundo turno das eleições, com militares radicais promovendo a adesão ao movimento por meio de desinformação. A Polícia Federal indiciou 37 indivíduos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado e formação de organização criminosa.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA Publicado por Fernando Dias

    batanews

    destaque

    Leia também

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    União ABC e Pantanal decidem Estadual Sub-15 neste sábado no CD de Futebol

    setembro 26, 2026

    Mais uma competição de base organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul…

    Réu que atropelou amigo duas vezes após briga pega 11 anos de prisão

    setembro 26, 2026

    Jovem de 18 anos morre em acidente com SUV que fazia conversão

    setembro 26, 2026

    Carreta carregada com soja tomba perto do trevo da MS-480, em Batayporã

    setembro 26, 2026

    Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

    setembro 26, 2026

    Cartório Eleitoral insere mídias e lacra urnas que serão utilizadas em Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu

    setembro 26, 2026

    Campanha Crédito Ideal disponibiliza crédito pessoal para realização de projetos

    setembro 26, 2026

    ‘Não estou arrependido, sou homem’: assassino de empresário é preso e frieza impressiona

    setembro 26, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo