Após apoiar o governador Eduardo Riedel (PSDB) em 2022, o prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia (PL), deu indícios de que pode contrariar as diretrizes da Executiva Estadual do PSDB nas eleições municipais de 2024.
Em declarações dadas ao programa Papo Reto, do Jornal Imagem, Garcia afirmou que, caso o candidato de sua gestão esteja liderando as pesquisas em fevereiro, a intenção é entrar na disputa, mesmo que isso signifique ir contra as orientações de aliados, como Eduardo Riedel e do presidente regional do PSDB, Reinaldo Azambuja.
Durante a entrevista, Garcia assegurou que terá um candidato nas próximas eleições municipais, apontando dois secretários municipais como potenciais pré-candidatos, Ernandes Ortiz e Julio César, ressaltando que a decisão de concorrer não será influenciada pela orientação partidária, indicando uma postura independente.
‘Minha conversa com o Azambuja é a seguinte. Chegando em fevereiro e o nosso candidato estando na frente, nós vamos para a eleição. Já disputamos contra o governo. Não tem problema nenhum,’ afirmou o prefeito.
Garcia, que já disputou eleições contra o candidato apoiado pelo Governo do PSDB em duas ocasiões, reforçou a disposição de, se necessário, enfrentar novamente o partido ao qual passou a apoiar no ano passado. ‘Se tivermos que disputar a eleição contra eles, nós vamos disputar,’ declarou.
Além de citar os nomes dos secretários municipais de Saúde e de Infraestrutura, Gilberto colocou o presidente da Câmara, vereador Dr. Leandro Fedossi (PSDB), no mesmo patamar como possível pré-candidato apoiado pelo Governo Municipal, abrindo uma possibilidade de composição com o Governo do Estado, mas ignorando a pré-candidatura a prefeito de Vicente Lichoti (PCdoB), que é seu assessor especial desde 2016, e também se lançou na disputa.
BATANEWS