banner_web_ALEMS
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Guerra na Ucrânia matou mais de 12,3 mil civis desde a invasão da Rússia
    Destaque

    Guerra na Ucrânia matou mais de 12,3 mil civis desde a invasão da Rússia

    BarthimanBarthimanjaneiro 9, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Mais de 12,3 mil civis perderam a vida desde que começou a invasão da Rússia à Ucrânia em fevereiro de 2022. O total inclui cerca de 650 crianças.

    Acima de 27,8 mil pessoas ficaram feridas no conflito, que já destruiu mais de 700 instalações médicas e causou danos em 1,5 mil escolas e instituições de ensino superior, segundo a vice alta comissária de direitos humanos das Nações Unidas.

    Civis nas áreas da linha da frente

    Nesta quarta-feira, Nada Al-Nashif informou ao Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, que houve um aumento das violações graves do direito internacional e do direito humanitário na Ucrânia, incluindo possíveis crimes de guerra.

    Ela mencionou ainda que o uso de bombas aéreas planadoras, mísseis de longo alcance e drones matou cerca de 574 civis, assinalando uma alta de 30% em relação ao ano anterior.

    Vice alta comissária, Nada Al-Nashif, destacou “extrema preocupação” com os impactos do maior uso de drones e novas armas sobre as populações – Foto: © OHCHR

    As Forças Armadas russas intensificaram suas operações para maior conquista territorial no leste da Ucrânia. O impacto sobre os civis foi maior nas áreas da linha da frente, particularmente nas regiões de Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia.

    Os bombardeios de forças russas danificaram infraestruturas civis e serviços de água, aquecimento e transporte, incluindo quatro grandes ataques às infraestruturas energéticas realizados desde meados de novembro.

    Operações militares ucranianas

    As autoridades de Moscou também relataram vítimas civis em Kursk e outras regiões russas resultantes de operações militares ucranianas naquele local.

    A vice alta comissária destacou “extrema preocupação” com os impactos do maior uso de drones e novas armas sobre as populações durante o período do relatório.

    Somente em novembro, as Forças Armadas russas lançaram cerca de 2 mil drones de longo alcance matando dezenas de pessoas.

    Setembro passado registrou o maior número de vítimas civis desde julho de 2022 na Ucrânia – Foto: © Acnur/Felicia Monteverde Holmgren

    O uso de bombas aéreas com modificações na fabricação permitiu alargar o alcance para áreas com maior densidade demográfica, incluindo Kharkiv, Sumy e Zaporizhzhia.

    Pelo menos 35 civis perderam a vida devido aos chamados drones de visão em primeira pessoa, que também feriram gravemente dezenas na parte de Kherson,  controlada pela Ucrânia.

    Operações para capturar mais território

    À medida que se aproxima o terceiro ano da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, Nada Al-Nashif disse que o avanço para uma resolução pacífica permanece ilusório em meio à perigosa escalada de hostilidades.

    O pedido feiro às autoridades russas é que suspendam as execuções sumárias de prisioneiros de guerra ucranianos, condenem tais atos e processem os responsáveis. A representante da ONU solicitou ainda que o país cumpra suas obrigações sob o direito internacional humanitário e dos direitos humanos no território que ocupa na Ucrânia.

    Para as autoridades dos dois lados, Al-Nashif pediu medidas imediatas pelo fim do uso da tortura contra prisioneiros e que os responsáveis por esses atos sejam levados aos tribunais.

    Ela conclamou às partes em conflito, e todas aquelas que tenham influência, que intensifiquem seus esforços para criarem uma via para a paz.

    O mês de setembro passado registrou o maior número de vítimas civis desde julho de 2022 na Ucrânia.

     

    batanews
    destaque

    Leia também

    Percepção negativa da economia cresce e metade dos brasileiros afirma piora em um ano, aponta pesquisa.

    abril 15, 2026

    No dia do aniversário, bebê de um ano morre após ataque de galo na fronteira

    abril 15, 2026

    Simples Nacional: defasagem da tabela prejudica competitividade, apontam representantes do setor

    abril 15, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Percepção negativa da economia cresce e metade dos brasileiros afirma piora em um ano, aponta pesquisa.

    abril 15, 2026

    Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (15) revela que 50% dos brasileiros avaliam que a economia…

    No dia do aniversário, bebê de um ano morre após ataque de galo na fronteira

    abril 15, 2026

    Simples Nacional: defasagem da tabela prejudica competitividade, apontam representantes do setor

    abril 15, 2026

    Biodiesel pode elevar demanda por soja em até 72% em Mato Grosso do Sul

    abril 15, 2026

    Embrapa Soja alerta para o avanço do carururoxo, erva daninha altamente agressiva

    abril 15, 2026

    Safra de grãos 2025/26 pode bater novo recorde e chegar a 356,3 milhões de toneladas

    abril 15, 2026

    Danos à saúde causados pelo consumo de adoçantes podem persistir por gerações, sugere estudo

    abril 15, 2026

    Análise: postura e decisão por força máxima reforçam foco do São Paulo na Sul-Americana

    abril 15, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo