PANTANAL-728x90 (1)
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Haddad nega mudar câmbio para conter dólar
    Destaque

    Haddad nega mudar câmbio para conter dólar

    BarthimanBarthimanjaneiro 7, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    A pós negar uma elevação no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para conter a alta do dólar, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda, 6, que há um processo de ‘acomodação natural’ no câmbio. ‘É natural que as coisas se acomodem. Mas não existe discussão de mudar o regime cambial no Brasil. Nem de aumentar imposto com esse objetivo’, afirmou o ministro a jornalistas, na entrada da sede da Fazenda, em Brasília.

    Haddad avaliou que houve estresse no câmbio não só no Brasil como em todo o mundo no fim de 2024. Ontem pela manhã, o dólar chegou a recuar para menos de R$ 6,10 no mercado à vista, com informações de que o próximo governo dos Estados Unidos pode adotar um conjunto de tarifas menos abrangente do que o esperado.

    ‘Hoje (ontem) mesmo, o presidente eleito dos EUA (Donald Trump) deu declarações moderando determinadas propostas que foram feitas ao longo da campanha’, afirmou Haddad. Na verdade, não foi Trump quem deu as declarações, mas sim uma reportagem do Washington Post que ouviu assessores do presidente eleito. Após a publicação, o republicano disse que o texto se tratava de ‘fake news’.

    Orçamento

    Também ontem, o ministro disse que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o planejamento do ano e o Orçamento de 2025. A prioridade do governo é aprovar o Orçamento no Congresso, mesmo que não haja expectativa de restrições pelo fato de a peça ainda não ter sido votada. ‘No começo do ano é sempre uma execução mais lenta. Mas nós temos de discutir, falar com o relator para ajustar o Orçamento às perspectivas do arcabouço fiscal e das leis que foram aprovadas no final do ano passado.’

    Segundo o ministro, novas medidas de corte de gastos não foram discutidas. Haddad interrompeu suas férias ontem e se reuniu com Lula durante uma hora e meia pela manhã, na volta do presidente ao Palácio do Planalto. Em nota, a Fazenda afirmou que o recesso havia sido marcado porque um familiar de Haddad faria uma cirurgia. Como esse familiar já estava recuperado, o ministro voltou ao trabalho.

    Como a Lei Orçamentária Anual (LOA) não foi aprovada no ano passado, o governo funcionará nos primeiros meses deste ano com o chamado ‘duodécimo’ – regra que autoriza o Executivo a gastar 1/12 do valor previsto na peça orçamentária para garantir o funcionamento da máquina pública. O Executivo quer votar a LOA até fevereiro.

     

    batanews

    destaque

    Leia também

    Alta tecnologia e sustentabilidade impulsionam conversão de pastagens no Brasil

    junho 14, 2025

    Irã dispara mísseis contra Israel em resposta a ataques

    junho 14, 2025

    Entenda o que é a “dose zero’ contra o sarampo, anunciada para bebês

    junho 14, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Alta tecnologia e sustentabilidade impulsionam conversão de pastagens no Brasil

    junho 14, 2025

    A conversão de pastagens em lavouras no Brasil é uma prática crescente e impulsionada por…

    Irã dispara mísseis contra Israel em resposta a ataques

    junho 14, 2025

    Entenda o que é a “dose zero’ contra o sarampo, anunciada para bebês

    junho 14, 2025

    ‘Não matei, não roubei nem trafiquei drogas, apenas pedi informações sobre o passaporte do meu pai’, diz Gilson Machado

    junho 14, 2025

    Brasil atinge menor taxa de analfabetismo, mas 9 milhões não sabem ler e escrever

    junho 14, 2025

    Governo italiano afirma desconhecer localização de Carla Zambelli e diz que Bolsonaro não tem cidadania do país

    junho 14, 2025

    Conab: previsão da safra 2024/25 indica produção recorde de 336,05 milhões de t

    junho 13, 2025

    Movimentação portuária bate recorde por dois meses seguidos

    junho 13, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo