gov 09
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Hashioka solicita à Sefaz adoção de desconto no IPVA de veículos elétricos
    Destaque

    Hashioka solicita à Sefaz adoção de desconto no IPVA de veículos elétricos

    BarthimanBarthimanfevereiro 5, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    Com objetivo de promover ações que contribuam para a preservação do meio ambiente, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou uma indicação ao secretário de estado de fazenda Flávio César Mendes de Oliveira, em que solicita a adoção de desconto de até 70% no valor do IPVA para veículos elétricos. O benefício está previsto no inciso II do artigo 153 da Lei Estadual 1.810/1997, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado. O documento foi apresentado durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 5, na Assembleia Legislativa.
    Hashioka ressaltou o compromisso ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul frente ao desafio das mudanças climáticas globais, bem como a necessidade de contribuir para reduzir ou estabilizar a concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera. Tais compromissos estão previstos na Lei 4.555/2014, que instituiu a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) em Mato Grosso do Sul.
    “Os veículos elétricos representam uma alternativa eficiente e ecologicamente responsável, reduzindo significativamente a dependência de combustíveis fósseis e fomentando o uso de energia limpa e renovável”, apontou o parlamentar.
    Em sua justificativa, Hashioka destaca que 12 estados já adotam políticas fiscais de incentivo à eletrificação da frota veicular, incluindo isenção ou redução do IPVA. Para o deputado, tal prática irá estimular a produção e a comercialização de veículos elétricos, os quais ainda possuem um custo elevado em comparação aos veículos convencionais. “Esse incentivo fiscal poderá se transformar em um mecanismo para impulsionar o mercado de veículos movidos à energia limpa, reduzindo os impactos ambientais e alinhando Mato Grosso do Sul às melhores práticas internacionais de incentivo à inovação e à sustentabilidade”, destacou.
    Adriana Viana/Assessoria Parlamentar

    destaque

    Leia também

    Expansão da soja coloca Mato Grosso do Sul ente os destaques da safra brasileira

    março 15, 2026

    Mãe é espancada por namorada e amigas da própria filha durante confusão em festa

    março 15, 2026

    Entre fidelidade imposta e a liberdade de escolha

    março 15, 2026
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Expansão da soja coloca Mato Grosso do Sul ente os destaques da safra brasileira

    março 15, 2026

    A produção de soja em Mato Grosso do Sul deve registrar crescimento na safra 2026,…

    Mãe é espancada por namorada e amigas da própria filha durante confusão em festa

    março 15, 2026

    Entre fidelidade imposta e a liberdade de escolha

    março 15, 2026

    Irã prende 20 suspeitos de vazar dados militares a Israel

    março 15, 2026

    Operário começa Copa Verde com jogos em Tocantins e Goiás.

    março 15, 2026

    Germino Roz admite possibilidade de disputar vaga de deputado estadual

    março 15, 2026

    1ª Semana do Artesanato impulsionará economia criativa de Nova Andradina

    março 15, 2026

    Indicação pede estudo de viabilidade para levar serviços de saúde mental ao distrito de Nova Casa Verde

    março 15, 2026

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo