Vintão na conta – Doadores conhecidos estão apostando R$ 20 mil em candidaturas femininas na Capital. O titular da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Ademar Silva Júnior, investiu o montante na campanha da chefe, a prefeita Adriane Lopes (PP). Já o ex-senador Pedro Chaves, fez doação no mesmo valor para Rose Modesto (União Brasil)
De volta – O ex-vereador Waldecy Batista Nunes, conhecido como Chocolate, está de volta à Câmara Municipal. Depois de ficar inapto na eleição de 2020 e atuar como Gestor de Projeto, da Prefeitura, o comunicador foi nomeado como Assistente Parlamentar V pelo presidente Carlos Augusto Borges, o ‘Carlão’ (PSB), em abril. Neste sábado ele estreou o Programa Canta Morena na TV Câmara, no canal 7.3. O espaço usa o sistema de transmissão da Casa de Leis e justifica que é a ‘para fomentar a cultura do Estado’.
Faltas menstruais – Vereador José Jacinto Luna Neto, o Zé da Farmácia (PSDB), protocolou projeto de lei que assegura faltas escolares justificáveis para adolescentes em período menstrual, em Campo Grande. O benefício seria assegurado mediante declarações da própria estudante maior de 18 anos ou seu responsável em caso de menor de idade. Poderão conseguir o direito as jovens que apresentarem sintomas incapacitantes ou situação de pobreza. Mas atestado médico seria cobrado em caso superior de três dias consecutivos de falta.
Tem pra todos – Na disputa por votos dividindo a família Trad, enquanto o ex-deputado federal, Fábio Trad, foi atacado pela irmã ao declarar apoio a Marquinhos, o irmão mais velho do clã, Nelsinho, apareceu nas redes sociais ao lado do sobrinho Otávio, que tenta a reeleição na Câmara Municipal.
Sensacionalista – Ao perceber a presença do Campo Grande News na sala de audiência on-line, na tarde de sexta-feira (30), o defensor público Guilherme Cambraia, que representa Christian Campoçano Leitheim, 27, e Stephanie de Jesus da Silva, 25, em processo que os acusa de deixar filhote de cachorro defecando sangue até a morte, logo se opôs à participação da imprensa. O defensor classificou como sensacionalista a cobertura dos casos envolvendo o casal, também acusado de homicídio, pela morte da menina Sophia, de 2 anos e 7 meses.
Muita “mídia’ – Consultado, Christian demonstrou desconforto em saber que seu interrogatório sobre a morte do cãozinho seria acompanhado pela reportagem. “Acho que já tenho mídia o bastante’. Por fim, o juiz Márcio Alexandre Wust, da 6ª Vara Criminal, ponderou que processo não estava em segredo de justiça e que, portanto, a imprensa poderia acompanhar os depoimentos. A defesa pediu que a imagem dos réus fosse preservada e o magistrado concordou.
Contra o fogo – A Alems homenageou com o diploma de Ilustre Visitante à empresária Tatiana Monteiro de Barros, fundadora do Movimento União Brasil, reconhecida pelo combate ao fogo no Pantanal. A cerimônia com a participação do governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou o compromisso da fundadora com a proteção do Pantanal e a busca de conscientização sobre os danos causados pelos incêndios.
Tia Eva – Ainda sobre homenagens, a deputada estadual Gleci Jane (PT) apresentou projeto de resolução que altera a redação do Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, criado em 2021. Ela defende que passe a ser chamado de Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva, como forma de homenagear a comunidade quilombola de Campo Grande
Ver a banda passar – Já deputado Zé Teixeira que recursos federais para compra de um ônibus para Alcinópolis e de ‘grande porte’ para o transporte dos 60 integrantes da Banda Musical Iulle Martins Rezende, que já serviria também para atletas do município. Em 2022, a Banda conquistou o troféu de 1º lugar na categoria Musical Sênior e Linha de Frente e 2º lugar na categoria Infanto juvenil da Copa América de Bandas e Fanfarras, na cidade de Itapema/SC.
Sabe que MS existe – A trajetória profissional do novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, de 42 anos, tem uma parada aqui em Mato Grosso do Sul. Após chefiar a assessoria econômica na Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo e dirigir concessões e privatizações na Secretaria de Economia e Planejamento de lá, ele abriu sua própria consultoria de infraestrutura em 2009. Em 2017, seu conhecimento na área atraiu Walter Appel, controlador do Banco Fator, que comandou consórcios escolhidos pelo BNDES para modelar a venda da distribuidora de gás de Mato Grosso do Sul.
batanews