fullbanner-APROVADO-PROUEMS-728X90px
728x90-Consciencia-negra
Close Menu
NCV NewsNCV News
    NCV NewsNCV News
    • Home
    • Destaque
    • Policial
    • Saúde
    • Economia
    • Esportes
    • Política
    • Geral
    • Cidades
    • Internacionais
    • Curriculum
    NCV NewsNCV News
    Home»Destaque»Inverno começa nesta sexta-feira e terá temperaturas mais baixas que em 2024
    Destaque

    Inverno começa nesta sexta-feira e terá temperaturas mais baixas que em 2024

    BarthimanBarthimanjunho 20, 2025
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email WhatsApp

    O inverno chega às 23h42 desta sexta-feira, 20 de junho. A estação é marcada por menos chuva, temperaturas mais baixas, maior probabilidade de formação de geadas e a permanência dos nevoeiros, que já tiveram presença durante boa parte do outono em quase todas as regiões paranaenses. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) é que o inverno de 2025 no Estado tenha temperaturas mais baixas do que o inverno de 2024, porém levemente mais altas do que a média histórica. A chuva também deve ser dentro da média.

    “No inverno a distribuição espacial da chuva segue a trajetória típica das passagens de sistemas frontais, principalmente das frentes frias’, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. “Julho e agosto são os meses mais secos do ano no Paraná e a partir de setembro, principalmente a partir da segunda quinzena, as chuvas começam a aumentar, com o desenvolvimento de áreas de instabilidade associadas ao aquecimento mais acentuado da atmosfera, entre o Centro-Oeste brasileiro e o Paraguai’, informa.

    Com o ingresso de massas de ar frio e seco no Estado, de forma mais frequentes depois da passagem de frentes frias, a estação se torna a mais fria do ano. “As massas de ar ocasionam quedas acentuadas nas temperaturas num intervalo de 24 e 48 horas. Com o frio mais intenso associado a massas de ar de origem polar, a formação de geadas em boa parte do Estado é favorecida, sendo menor a probabilidade na região Norte’, detalha Kneib.

    As regiões com maior possibilidade de formação de geada são as mais altas do Paraná: Sul, Centro-Sul, Centro, Campos Gerais e sul da Região Metropolitana de Curitiba. A população pode ter informação da previsão de geadas com antecedência de 24h, 48h e 72h por meio do serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar desde 1995. O mapa do Alerta Geada fica na página inicial do site do Simepar.

    Além das geadas, outro fenômeno típico da estação são os nevoeiros, que continuarão frequentes entre a madrugada e início da manhã. Não há previsão de nenhum fenômeno fora do previsto para a estação em 2025 -– por este motivo a média de chuvas deve ser dentro do padrão.

    “Já as temperaturas serão mais baixas do que o inverno de 2024, pois ano passado ocorreram bloqueios atmosféricos mais intensos que mantiveram as temperaturas mais altas do que o padrão. Em 2025, o inverno deverá ter temperaturas levemente acima da média histórica’, ressalta Kneib.

    Em julho a região onde mais chove historicamente é o Litoral, com precipitação acumulada entre 54 mm e 178 mm. As chuvas são mais fracas em julho no Norte, onde os acumulados ficam entre 32 mm e 75 mm, apenas. Com relação à temperatura, julho costuma ser mais quente no Norte, onde ficam entre 12°C e 24°C. Elas são mais baixas em julho no Sul do Paraná: entre 8°C e 19°C.

    Em agosto o maior volume de chuvas historicamente ocorre na região Sul: entre 52 mm e 128 mm. O menor é no Norte, entre 18 mm e 108 mm. As temperaturas mais altas de agosto historicamente são nas regiões Norte e Oeste, entre 13°C e 26°C. As mais baixas no Sul, entre 8°C e 22°C, e na Região Metropolitana de Curitiba, entre 10°C e 22°C.

    Em setembro a chuva aumenta. A média é de até 201 mm na região Sul. Até no Norte, onde a chuva é menos intensa durante o inverno, os acumulados aumentam em setembro: ficam entre 55 mm e 154 mm. A temperatura em setembro também começa a ficar mais alta. No Norte e no Oeste fica entre 15°C e 28°C. No Sul, entre 11°C e 23°C, e na Região Metropolitana de Curitiba entre 12°C e 23°C.

    O outono de 2025 teve chuvas abaixo da média em praticamente todo o Paraná. A situação foi mais crítica no Oeste e Sudoeste, com destaque para os arredores de Cascavel, onde as chuvas ficaram cerca de 180 mm abaixo da média histórica para o período, entre abril e junho. Uma pequena área no Centro-Sul, próximo ao município de Pinhão, teve chuva 100 mm acima da média no período. Perto de Paranavaí foram levemente acima da média.

    Já a temperatura do outono de 2025 ficou dentro da média na maior parte do Estado. Nenhuma área ficou abaixo da média, mas algumas cidades tiveram temperaturas levemente acima da média. O destaque é o município de Cândido de Abreu, que teve temperaturas 2°C acima da média para o período entre abril e junho de 2025.

    “O outono de 2025 foi mais frio que o de 2024. No ano passado a chuva foi mais intensa do que neste ano, principalmente nas áreas de divisa com Santa Catarina, devido à maior frequência de sistemas precipitantes nestas regiões’, afirma Kneib.

    destaque

    Leia também

    Exportações de milho de MS têm alta de 149,6 mil toneladas em outubro de 2025

    novembro 17, 2025

    “Um Passeio com Manoel”: concurso premia estudantes da rede pública de Dourados e região

    novembro 17, 2025

    Ancelotti analisa amistoso com Tunísia e anuncia Wesley titular

    novembro 17, 2025
    Ultimas Notícias
    Destaque

    Exportações de milho de MS têm alta de 149,6 mil toneladas em outubro de 2025

    novembro 17, 2025

    As exportações de milho de Mato Grosso do Sul registraram alta de 149,6 mil toneladas,…

    “Um Passeio com Manoel”: concurso premia estudantes da rede pública de Dourados e região

    novembro 17, 2025

    Ancelotti analisa amistoso com Tunísia e anuncia Wesley titular

    novembro 17, 2025

    Brasil e Paraguai retomam em dezembro negociações sobre revisão do Anexo C de Itaipu.

    novembro 17, 2025

    Homem é preso em flagrante por agredir a própria mãe em Batayporã.

    novembro 17, 2025

    Inflação de outubro surpreende e mercado reduz previsão do IPCA para 2025.

    novembro 17, 2025

    Jovem é morto a tiros dentro de residência em Ponta Porã.

    novembro 17, 2025

    Batayporã realiza primeira ‘Aniversarinhada’ com foco em educação ambiental e turismo sustentável

    novembro 17, 2025

    Powered by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    1
    WhatsApp
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?
    Abrir bate-papo